Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mulher faz live de atendimento no PA Laranjeiras e leva tiro de choque

03 de Novembro de 2018 às 17:15

 

https://youtu.be/h_2Fbm_5Tqk

Uma live feita em seu perfil no Facebook, a cidadã Célia Ramos, que precisava de atendimento médico no PA do Parque das Laranjeiras, acabou tendo um desfecho dramático. A live foi feita por volta das 13h deste sábado (3) e tem 19 minutos de duração.

Segundo ela, a recepção informou que havia quatro médicos de plantão, porém, ela mostra no vídeo os consultórios vazios. Célia Ramos acabou sofrendo uma agressão por parte do guarda civil municipal que fazia a segurança na unidade médica. Pelo vídeo, a pouco mais de 5 minutos, ela filma o momento em que o GCM pede para ela parar de filmar, mas diante da negativa dela, o GCM eleva a voz, determinando que ela desligue o celular, porém, ela se nega e diz que é preciso mostrar o que está acontecendo para os vereadores. Sem ser obedecido, o GCM investe contra Célia e a segura pelo braço e dispara a arma de choque contra a barriga dela, que cai ao chão.

Segundos depois, a filmagem reaparece com Célia chorando, gritando de dor e mostrando onde foi atingida na barriga, afirmando que tem hérnia. Numa sequência do vídeo, o GCM aparece arrastando outro rapaz pelo tronco, pois ele tentava evitar que o GCM pegasse na mulher novamente.

Ela pediu para registrar a ocorrência na delegacia e mostrou ferimentos pelo corpo em função da atitude do guarda civil municipal.

Prefeitura de Sorocaba

Por meio de nota, a Prefeitura de Sorocaba "lamenta o incidente neste sábado (3) envolvendo a cidadã Celia Ramos, no PA do bairro Laranjeiras, e vem a público para informar que a Corregedoria Geral do Município instaurou processo investigativo para apurar as responsabilidades".

O corregedor geral Carlos Alberto de Lima Rocco Junior vai convocar, a partir de segunda-feira (5), todos os médicos e funcionários que estavam no plantão para depor a respeito da denúncia e vai também requerer todas as imagens do dia para análise.

A Corregedoria da Guarda instaurou processo investigativo semelhante para apurar a conduta do guarda pelo uso de arma de choque para conter a cidadã e já solicitou a transferência dele de local de trabalho para evitar que venha a sofrer represálias.

Mulher fez live no PA Laranjeiras e mostrou salas vazias enquanto aguardava atendimento médico. Crédito da foto: Aldo V. Silva.

A Secretaria de Saúde entende que não se justifica a reclamação da cidadã, pois apenas quatro pessoas aguardavam atendimento além dela. No momento em que decidiu fazer transmissão ao vivo pela rede social denunciando a ausência de médicos, havia quatro profissionais no PA.

A cidadã Célia Ramos fez a transmissão pela rede social após esperar 15 minutos por atendimento. Para a Secretaria de Saúde, um tempo de espera de 15 minutos não é excessivo, sobretudo quando se trata de plantão médico. A Corregedoria da Saúde também vai apurar o caso.

De acordo com a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, responsável pela Guarda Civil Municipal, o guarda usou arma de choque para conter a cidadã porque ela estava gritando e fazendo transmissão de imagens sem autorização e porque desacatou o guarda.

Por conta da atitude da cidadã, a Secretaria de Segurança e Defesa Civil registrou boletim de ocorrência por resistência e desacato contra ela e o boletim também aponta uma ameaça feita ao guarda por um parente da cidadã no momento em que ela estava sendo contida.

Galeria

Confira a galeria de fotos