Buscar no Cruzeiro

Buscar

Idosa com Covid tem pedido de vaga em UTI negado 21 vezes

27 de Janeiro de 2021 às 01:45
Marcel Scinocca [email protected]

Após 5 dias, mulher de 76 anos foi transferida para a Santa Casa de Itu. Crédito da Foto: Divulgação / Prefeitura de Itu (27/11/2020)

Uma senhora de 76 anos, de Salto de Pirapora, teve o pedido de vagas de UTI Covid negado por mais de 20 vezes pelo Estado no sistema que regula as vagas da rede estadual de saúde. A informação da família está em um documento obtido pela reportagem do Cruzeiro do Sul. A Secretaria Estadual de Saúde informou que a vaga foi liberada ontem (26), após cinco dias da primeira solicitação.

Segundo familiares, Aparecida Pereira Isaias está com insuficiência renal e buscava por transferência para UTI desde a sexta-feira (22). A alegação, em todas as vezes, é de que não havia vaga nas unidades Covid. No último relatório médico, de ontem (26), há a indicação de que a paciente necessitava de UTI. Ela estava com insuficiência renal aguda, em intubação traqueal e ventilação mecânica.

A paciente foi notificada com Covid em 16 de janeiro. A piora nas funções renais foram relatadas na segunda-feira (25). As tentativas de transferência começaram na sexta-feira. Na data, já houve relato da Central de Regulação de “absoluta superlotação”. No domingo (24), em uma das justificativas, houve a informação de que o sistema receberia mais quatro pacientes Covid e, com isso, não teria vaga. Na mesma data, houve a recomendação de que a Santa Casa procurasse outra referência para a paciente.

Ontem (26), às 19h14, em nota, após questionamento da reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde informou que a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) “realizou a regulação da paciente para a Santa Casa de Itu”. A família confirmou a informação. No total, a senhora teve 21 negativas para acessar uma vaga de UTI do Estado. (Marcel Scinocca)