Buscar no Cruzeiro

Buscar

MP recebe pedido de afastamento do prefeito José Crespo

29 de Abril de 2019 às 01:01

O Ministério Público do Estado de São Paulo recebeu um pedido para o afastamento cautelar do prefeito José Crespo (DEM). O documento, de autoria do presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba, ressalta que a medida é necessária e imprescindível para o curso das investigações criminais relativas ao falso voluntariado e à operação Casa de Papel.

[irp posts="111441" ]

 

O pedido tem 19 páginas e elenca assuntos relacionados ao prefeito de Sorocaba. O texto ressalta a existência de diversos elementos demonstrando o fundado receio de que o prefeito tentará se valer de seu poder e influência mediante desvio de finalidade.

A lista inclui, segundo o autor do requerimento, o e-mail de José Crespo ao chefe de assessoria parlamentar da Secretaria de Estado de Segurança Pública visando afastar o delegado que está à frente da operação Casa de Papel e a transferência e remoção de servidores da Secretaria de Comunicação e Eventos de Sorocaba. Outros elementos citados são a manipulação do poder regulamentar, ligado à questão do voluntariado, o afastamento remunerado do então titular da Secretaria de Licitações e Contratos, Hudson Zuliani, e o boletim de ocorrência apresentado pela vice-prefeita Jaqueline Coutinho sobre a possível prática dos crimes de injúria e difamação por parte do prefeito.

Em 25 de abril, a Câmara de Sorocaba aprovou dois pedidos de abertura de Comissão Processante para investigar o prefeito José Crespo (DEM) e a vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB). Isso pode resultar, em último caso, na cassação dos mandatos dos dois representantes do Executivo.

Dos 20 vereadores, 19 estavam aptos a votar. Nas duas votações, apenas o vereador Irineu Toledo (PRB) foi contrário à abertura das comissões. Fernando Dini (MDB), presidente da Casa, não vota nessas situações. O fato é um marco na história política de Sorocaba porque prefeito e vice estão ameaçados de terem o mandato cassado.

Prefeitura contesta

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba comentou o pedido de afastamento impetrado pelo SSPMS. "A Prefeitura de Sorocaba lamenta a utilização da estrutura do Sindicato para finalidade política partidária. Inicialmente cumpre ser consignado que o Presidente do Sindicato desrespeita frontalmente seu Estatuto participando de atividade político partidária. O ato refere-se ao artigo 96 do Estatuto e deverá responder por esse desrespeito aos seus associados em breve.

Não compete ao Sindicato a iniciativa de referido pedido, visto que o prefeito José Crespo não é investigado em nenhum procedimento judicial e jamais praticou qualquer ato que atrapalhasse as investigações em curso, aliás, o prefeito José Crespo tem contribuído com todos os órgãos para elucidação de todos os fatos, como sempre fez ao longo de sua trajetória pública, ele irá combater qualquer ato ilícito.

A Prefeitura de Sorocaba ressalta por fim, que acredita na Justiça e que uma iniciativa como essa do Sindicato pode causar sérios prejuízos para cidade e, por conseguinte ao servidor", finaliza o texto. (Da Redação)

* Atualizado às 18h53