Buscar no Cruzeiro

Buscar

MP pede cassação da candidatura de Manga por fraude e abuso de poder econômico

18 de Outubro de 2020 às 20:02
Jéssica Nascimento [email protected]

Rodrigo Manga é investigado em ação judicial eleitoral por fraude e abuso de poder econômico. Crédito da Foto: Divulgação

O Ministério Público Eleitoral pediu a cassação do registro da candidatura de Rodrigo Manga (Republicanos) alegando fraude e abuso de poder econômico. A ação judicial eleitoral publicada neste domingo (18) investiga, ao todo, cinco políticos da cidade e possui pedido de tutela de urgência.

O documento assinado pelo promotor de justiça da 137ª zona eleitoral, Fabrício Pereira de Oliveira, solicita ainda que, se condenado, Manga fique inelegível por oito anos.

Além de Manga, o MP também cita na ação o presidente Estadual do partido Avante de São Paulo, Josué Tavares Santos, o candidato a vereador pelo PTB, Cícero João da Silva, o presidente da nova comissão provisória do Avante, Luiz Dias da Motta Neto, e o candidato a vice-prefeito pelo Republicanos, Fernando Martins da Costa Neto.

O promotor afirma na ação que foi verificada a prática de ilegalidade na destituição da primeira Comissão Provisória do Avante de Sorocaba, bem como na constituição e nomeação de uma segunda Comissão Provisória. "Tudo com o propósito de eliminar a candidatura do candidato a Prefeito Flaviano Agostinho de Lima, em favorecimento direto da candidatura de Rodrigo Manga". Ainda segundo o documento, essas condutas se deram "mediante emprego abusivo de poder econômico e fraude".

Na ação, que tem 321 páginas, o MP anexou reportagens publicadas na imprensa, além de reproduções de conversas em Whatsapp e redes sociais para embasar a denúncia.

Em nota, a coligação afirma que "A coligação informa que tem sido vítima da judicialização da campanha eleitoral e, dentre várias ações impostas pela oposição, já obteve êxito na grande maioria delas. Sobre essa ação em questão, ainda desconhece seu conteúdo, mas tem a tranquilidade e a certeza de que se trata de mais uma tentativa infrutífera de ataque". (Jéssica Nascimento e Jomar Bellini)