Buscar no Cruzeiro

Buscar

Motoristas serão orientados sobre bebida e direção

22 de Janeiro de 2020 às 00:01

Ação da Urbes acontecerá em duas avenidas da cidade. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Sorocaba

 

Com o objetivo de orientar os condutores sobre os riscos que envolvem a ingestão de bebida alcoólica associada à direção de veículo e, como esse mal hábito pode causar acidentes de trânsito, a Urbes Trânsito e Transportes faz nesta quarta-feira (22) mais uma Blitz Educativa da Lei Seca.

A ação será na avenida São Paulo, próximo ao 1.537, das 9h às 11h, e na rua Capitão Bento Mascarenhas Jequitinhonha, altura do número 2.251, das 13h às 15h.

Condutores de veículos serão abordados pelos educadores da Urbes e receberão orientações sobre a Lei Seca, tanto no que se refere à infração de trânsito quanto como a bebida alcoólica altera a forma de conduzir. Além de provocar a deterioração de funções indispensáveis à segurança ao volante, como a visão e os reflexos, o álcool diminui também a capacidade de discernimento estando em geral associado a outros comportamentos de alto risco, como excesso de velocidade e inobservância do uso de cinto de segurança.

A Lei Seca completa em junho deste ano, 12 anos de existência. De acordo com o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), quem for flagrado sob efeito de álcool comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

O veículo ainda fica retido até a apresentação de outro condutor habilitado e em condições de dirigir. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa é dobrado, ou seja, de R$ 5.869,40.

Já o condutor que atingir ou ultrapassar o limite de 0,30 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões comete crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê penas de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. (Da Redação)