Buscar no Cruzeiro

Buscar

Motoristas de transporte escolar protestam em frente ao Paço

25 de Abril de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Motoristas de transporte escolar protestam em frente ao Paço Uma das reivindicações é a isenção do pagamento de taxas municipais. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (24/4/2020)

Um grupo de motoristas de transporte escolar fez uma manifestação na manhã de ontem, no estacionamento do Paço Municipal. Eles entregaram um ofício para a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), com algumas reivindicações da categoria.

Segundo o presidente da Associação do Transporte Escolar de Sorocaba (Asteser), Douglas de Oliveira, por conta da pandemia do novo coronavírus, que suspendeu temporariamente as aulas em todo o País, a categoria também foi afetada, visto que muitos pais deixaram de pagar pelos serviços. No ofício entregue à prefeita, os motoristas pedem que a Prefeitura entre em contato com as instituições financeiras para negociar o adiamento das parcelas dos financiamentos dos veículos, para o fim dos contratos e sem a cobrança de taxas e de juros, pelo prazo de 90 dias. Eles também solicitam ao município a isenção das taxas cobradas nas vistorias dos veículos, pelo prazo que durar a suspensão das aulas. “O transporte escolar foi fortemente afetado por conta do fechamento das escolas e com isso houve um agravamento da renda mensal dos motoristas”, afirma Oliveira.

De acordo com o presidente da Asteser, participaram da manifestação um total de 15 motoristas de vans de transporte escolar. O grupo chegou ao Paço Municipal às 7h30 e ficou lá até às 10h, com faixas nos veículos para chamar a atenção para a questão do transporte escolar.

O Cruzeiro do Sul questionou a Prefeitura de Sorocaba sobre a manifestação do transporte escolar privado e suas reivindicações. Em nota, a administração municipal informou que “o ofício foi protocolado no setor de Expediente e que será encaminhado para avaliação do pedido. A Prefeitura tomará conhecimento da solicitação antes de se posicionar.”

De acordo com a Asteser, o protesto faz parte de um movimento nacional da categoria do transporte escolar. Por isso, manifestações semelhantes foram realizadas em várias cidades do País ontem.

Solidariedade

Além do protesto em Sorocaba, os motoristas do transporte escolar também estão realizando uma campanha de arrecadação de alimentos na cidade, colocando as vans nos estacionamentos de alguns supermercados parceiros. “Os alimentos serão doados para os Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Sorocaba para ajudar as famílias carentes que já são cadastradas pelo município”, disse Oliveira.

Ele afirma ainda que colocou os veículos do transporte escolar à disposição da Prefeitura, de forma voluntária, para o transporte na área da saúde e também de cestas básicas que estão sendo entregues pelo poder público nas casas das famílias. (Ana Cláudia Martins)