Buscar no Cruzeiro

Buscar

Motoristas de ônibus paralisam 100% da frota em Sorocaba por falta de pagamento

22 de Junho de 2020 às 13:31

Ônibus estacionados no terminal Santo Antônio. Crédito da foto: Fábio Rogério (22/06/2020)

Os trabalhadores do transporte coletivo urbano de Sorocaba realizam na tarde desta segunda-feira uma paralisação de 100% da frota por conta do atraso no pagamento do adiantamento salarial. A paralisação teve início às 13h e, de acordo com o Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, os ônibus permanecerão parados nos terminais Santo Antônio e São Paulo “até que as empresas Consor e STU efetuem o pagamento do adiantamento salarial, que deveria ter sido deposito no sábado (20)”.

Segundo o sindicato, a categoria também exige uma reunião, em caráter de urgência, com a Prefeitura Municipal de Sorocaba e a Urbes – Trânsito e Transportes para resolver questões econômicas e de proteção à categoria em relação à pandemia do novo coronavírus que estão pendentes.

Conforme divulgado pelo Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, o atraso nos adiantamentos do pagamentos teria sido informado pelas empresas concessionárias. Elas alegaram problemas nos repasses feitos pela Urbes — Trânsito e Transportes, empresa pública que gerencia o transporte público em Sorocaba.

A Urbes, por sua vez, informou em nota que “devido ao momento excepcional vivido por conta da pandemia, nesta semana a Prefeitura não repassou às empresas parte do subsídio”.

A empresa pública não divulgou uma previsão de quando a situação pode ser normalizada. “Urbes e Prefeitura lamentam tal fato e informam que o repasse será normalizado assim que for possível e houver condições financeiras para isso”, garantiu.

De acordo com a Prefeitura, “as empresas prestadoras do serviço de transporte público são responsáveis pelas questões trabalhistas dos empregados, o que inclui depositar o vale dos trabalhadores na data correta.”

A Prefeitura ainda foi questionada nesta manhã se tomará alguma providência para que as empresas honrem com os pagamentos dos trabalhadores, mas não enviou resposta até o momento.

O Consórcio Sorocaba diz que, como empresa prestadora de serviço, tem a necessidade do recebimento do repasse financeiro da Prefeitura para que consiga honrar os pagamentos previstos e que a instituição municipal é quem dimensiona o transporte público e é encarregada pelo repasse da verba. “Reconhecemos nossa responsabilidade em cumprir com os pagamentos perante os colaboradores da empresa, bem como, ofertar um transporte coletivo de qualidade, por isso, estamos empenhados para que logo tudo seja normalizado. Seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir”.

A STU foi procurada e não respondeu até a publicação desta matéria. (Da Redação)