Buscar no Cruzeiro

Buscar

Morte de oficial de justiça paralisa trabalhos no Fórum de Sorocaba

31 de Maio de 2019 às 14:38

A entrada do Fórum de Sorocaba ficou tomada por funcionários. Crédito da foto: Erick Pinheiro (31/5/2019)

Aproximadamente 200 funcionários do Fórum Cível e Criminal de Sorocaba, inclusive alguns juízes, fizeram dois minutos de silêncio e uma oração para homenagear a oficial de justiça Natália Cesco. Grávida de sete meses, ela faleceu quinta-feira (30) após passar mal nas dependências do local. O bebê também não sobreviveu.

Além da homenagem, os funcionários do Fórum aproveitaram para protestar. Ele querem chamar a atenção das autoridades para a construção de um ambulatório médico nas dependências do prédio, situado no bairro Alto da Boa Vista.

De acordo com Maurício Carlos Queiroz, presidente da Associação Família Forense, que representa os servidores do fórum de Sorocaba, o ambulatório é pleiteado desde 2008, mas o tribunal teria alegado que não existia verba e nem espaço físico para comportar uma equipe médica e equipamentos.

[irp posts="123891" ]

 

Em 2011 os funcionários chegaram a fazer um abaixo-assinado com o mesmo pedido, que foi novamente ignorado. "Todos os fóruns da capital possuem essa estrutura e aqui tem uma circulação de quase três mil pessoas e não há nenhum suporte médico", disse Queiroz.

O senador Major Olímpio e o deputado estadual Danilo Balas, ambos do PSL, estiveram presentes na manifestação feita pelos funcionários do Fórum de Sorocaba. Ambos se comprometeram a buscar uma reunião com a presidência do Tribunal de Justiça para viabilizar um ambulatório para o local.

[gallery link="file" columns="1" size="medium" ids="125651,125649"]

Morte

Segundo os depoimentos de funcionários do Fórum de Sorocaba, Natália Cesco começou a passar mal no primeiro andar do prédio. Ela caiu no chão e foi amparada por colegas de trabalho -- entre eles sua amiga Mariana Del Cistia. "Ela convulsionou e depois ficou gelada, mas seguiu consciente por uns 15 minutos", relembra.

Aparecida Estêvão Basílio, que também trabalhava com Natália, relatou que a gestação não era de risco e há algumas semanas as amigas fizeram um chá de bebê para a criança que se chamaria Vicente.

Vários servidores se mobilizaram e ligaram para o Samu e Corpo de Bombeiros. A Secretaria da Saúde (SES), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), informou ter recebido o registro da ocorrência às 16h02. Imediatamente, a equipe se empenhou para o envio de uma ambulância Alfa – Suporte Avançado, que conta com médico, enfermeiro e condutor até o local.

Natália Cesco faleceu após uma parada cardiorrespiratória. Crédito da foto: Reprodução / Facebook

A ambulância do Samu saiu da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da zona norte e chegou às 16h30 às dependências do Fórum. Segundo a Prefeitura, durante a ligação telefônica, foi orientada a massagem cardíaca enquanto a viatura estava a caminho.

[irp posts="76240" ]

 

De acordo com o governo municipal, ao chegar, os profissionais realizaram todos os procedimentos de socorro conforme protocolo de atendimento. Percebendo a necessidade de transferência para uma unidade de urgência e emergência, a vítima foi encaminhada até a UPA Éden. Lá, foi constatada a morte em decorrência de parada cardiorrespiratória.

Natália tinha 34 anos e trabalhava em Sorocaba. O corpo será sepultado em Presidente Prudente.

Pesar

O Fórum da Comarca de Sorocaba, por intermédio do seu Juiz Diretor, manifestou "mais profundo pesar" pelo falecimento precoce de Natália. "Neste momento de dor, em nome de todos os servidores e magistrados da Comarca, manifestamos nossas condolências pela inestimável perda e externamos aos familiares, amigos e parentes, nossos mais sinceros pêsames", afirma nota assinada por Carlos Alberto Maluf, Juiz Diretor do Fórum de Sorocaba.

A 24ª Subseção Sorocaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) lamentou e manifestou solidariedade à família de Natália. “O fato registrado reclama apuração e retoma o debate sobre a necessidade de o espaço dispor de ambulatório para atendimento médico emergencial. Por lá, conforme estatísticas, circulam em média 2 mil pessoas diariamente.” Segundo a OAB, o assunto já está pautado dentro da agenda de prioridades da diretoria da Subseção. A entidade deverá requerer aos órgãos competentes a tomada de providências para dotar o equipamento público desse serviço.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) informou, por intermédio de seu setor de Comunicação Social, que seus integrantes "se irmanam aos parentes, amigos e colegas na dor pelo falecimento da oficial de justiça" e a Presidência do TJSP "se solidariza com a tristeza dos familiares, amigos e dos que com ela conviveram nas esferas profissional e pessoal e presta homenagens ao trabalho por ela realizado ao longo de sua carreira no Poder Judiciário." (Da Redação, com informações de Larissa Pessoa)

* Atualizado às 21h48

Galeria

Confira a galeria de fotos