Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mortalidade por Covid-19 em Sorocaba é divergente entre Estado e município

15 de Julho de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Mortalidade pela doença em Sorocaba é divergente entre Estado e município Cidade não aparece em lista do Estado das dez cidades acima 100 mil habitantes com letalidade menor. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (5/5/2014)

Embora tenha taxa de mortes por coronavírus compatível, conforme dados da Secretaria Municipal da Saúde (SES), Sorocaba ficou de fora da relação das dez cidades do Estado com índices mais baixos de mortes por Covid-19. Os dados consideram municípios com população acima de 100 mil habitantes. O ranking, que diverge de informações da Secretaria de Saúde de Sorocaba, foi divulgado terça-feira (14) pela Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo (SDR).

De acordo com os dados divulgados pela SES, a taxa de letalidade na terça-feira (14) era de 2,06%. Ou seja: de cada cem pacientes que contraíram o novo coronavírus, ao menos duas pessoas morreram. Na segunda feira (13), esse índice era levemente maior, de 2,07 %.

Entretanto, em entrevista coletiva para anunciar a situação atual da pandemia e medidas tomadas contra a disseminação da doença, o secretário Marco Vinholi, titular da SDR, anunciou terça-feira (14) os dez municípios acima de 100 mil pessoas com menor letalidade por novo coronavírus em todo o Estado. A lista tem Araraquara (1,17%), Taubaté (1,89%), Bauru (2,06%), Botucatu (2,14%), São Carlos (2,37%), Presidente Prudente (2,39%), Bragança Paulista (2,57%), São José dos Campos (2,73%), Araçatuba (2,9%) e São José do Rio Preto (2,94%).

Dados da Prefeitura de Sorocaba

Pelos dados da SES, Sorocaba estaria, no mínimo, entre Bauru e Botucatu. Para o Estado, entretanto, há outras considerações que interferem na conta. “Eventuais diferenças quanto aos dados divulgados por determinado município podem ocorrer porque a equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde realiza um trabalho de qualificação dos dados, com unificação de registros, a fim de evitar duplicidades relacionadas a uma mesma pessoa nas bases de dados oficiais do Ministério da Saúde para notificação da Covid-19”, diz a pasta estadual.

“As duplicidades podem ocorrer quando o paciente é atendido em duas ou mais entidades de saúde diferentes, evolui de caso leve para caso grave (com cadastros já inseridos no E-SUS que acabam sendo imputados também no Sivep), ou faz mais de um exame com resultado positivo”, continua a secretaria estadual. Os sistemas E-SUS e Sivep -- sigla para Sistema Informatizado de Vigilância Epidemiológica -- são as duas “portas” do Ministério da Saúde, com dados alimentados pelos municípios.

Notificações

Os casos de Covid-19 são informados pelas unidades de saúde a esses dois sistemas. O novo coronavírus é de notificação compulsória e os municípios devem notificar todos os casos e óbitos. “Priorizando a transparência, a Secretaria extrai de ambos os sistemas os dados preenchidos por todas as cidades, fornecendo-os para consulta pública no site. Assim, é fundamental que os gestores no âmbito hospitalar e municipal atualizem e abasteçam corretamente os sistemas, contribuindo para o monitoramento de todas as esferas de governo incluindo Estado e Ministério da Saúde”, alerta o Estado.

[irp posts="271151" ]

 

A Secretaria de Estado da Saúde finaliza afirmando que “tem como premissa fundamental a transparência em todas as suas ações, inclusive com relação às estatísticas e medidas de enfrentamento à Covid-19.” A Prefeitura de Sorocaba não comentou a questão.

Recuando

A taxa de letalidade tem apresentado sucessivas baixas em Sorocaba, considerando sempre os dados oficiais da SES, conforme tem noticiado o jornal Cruzeiro do Sul. Como exemplo, em 6 de julho, o porcentual era de 2,27%, quando a cidade tinha 150 mortes e 6.599 casos confirmados. Esse índice, em 6 de junho, era de 4,6%, com 61 mortes e 1.306 casos confirmados. Em 6 de maio, com 12 mortes para cada 100 infectados, a taxa era de 12%. (Marcel Scinocca)