Buscar no Cruzeiro

Buscar

Morre João de Campos Aguiar Filho, um dos fundadores da Unimed Sorocaba

08 de Agosto de 2020 às 15:13

Morre João de Campos Aguiar Filho, um dos fundadores da Unimed Sorocaba João de Campos Aguiar Filho durante visita à FUA. Crédito da foto: Pedro Negrão (28/2/2014)

Atualizada às 16h47

Faleceu na noite de sexta-feira (7) um dos 46 fundadores da Unimed Sorocaba, João de Campos Aguiar Filho. Ele tinha 87 anos de idade e faleceu em consequência da Covid-19.

O médico lecionou por 25 anos na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (FCMS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Há oito anos, ele integrava a Comissão de Saúde do jornal Cruzeiro do Sul. João Aguiar deixa a esposa e três filhos.

O oftalmologista foi aluno da primeira turma da Faculdade de Medicina da PUC-SP. Depois de formado, ajudou na fundação da Unimed Sorocaba e trabalhou, ao longo de diversas gestões, como superintendente e vice-presidente na cooperativa. Ele também atuou como diretor do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), do Hospital Santa Lucinda e do Hospital Dr. Francisco Ribeiro Arantes (Pirapitingui), em Itu - cidade da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

https://youtu.be/AWwnhRu1o-w

Diante da morte de um dos seus instituidores, a Unimed Sorocaba divulgou uma nota à imprensa lamentando a notícia. “Toda a Diretoria Executiva e os membros dos Conselhos de Administração, Técnico e Fiscal manifestam seu pesar pelo falecimento de um dos fundadores da Unimed Sorocaba, o doutor João de Campos Aguiar Filho, ocorrido ontem (7) e sua solidariedade aos familiares deste querido e estimado colega e mestre”, declara a instituição no comunicado.

O médico dividiu sua vida entre a medicina e a literatura. Em 2012, ele lançou o livro de contos intitulado "Histórias e Novelas da Cidade e do Povo de Piratuba" (Editora Ottoni). A obra narrava a vida de um município fictício e interiorano, inspirado por cidades onde João de Campos morou ao longo dos anos.

No Cruzeiro do Sul, o oftalmologista participou, de maneira voluntária, da Comissão de Saúde do jornal, responsável por ajudar nas pautas do Guia de Saúde. O órgão realizava reuniões semanais para discutir o cenário na cidade de Sorocaba. Os encontros foram interrompidos com a chegada da pandemia do novo coronavírus.

O instituidor da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), mantenedora do jornal, Laelso Rodrigues, relembrou a atuação do médico na cidade. “Ele foi um dos médicos mais conceituados de Sorocaba junto com os amigos João Rozas Barrios e Edgard Steffen. Os três médicos que eram da velha guarda e através do Cruzeiro passavam a informação sobre saúde para a população”, relata. “Como ex-presidente da FUA, eu queria agradecer a tudo o que o doutor João Aguiar fez pelo jornal que muito ajudou a nossa cidade”. (Wesley Gonsalves)