Buscar no Cruzeiro

Buscar

Morre ator, diretor e crítico sorocabano Afonso de Lima Gentil

26 de Março de 2021 às 15:37

Afonso e a esposa Elvira. Crédito da foto: Reprodução

O ator, diretor e crítico de teatro, Afonso de Lima Gentil de 89 anos morreu na quinta-feira (25), em São Paulo. As causas da morte não foram divulgadas. Ele era casado com a atriz Elvira Gentil. Ambos tiveram uma atuação destacada no meio teatral. Gentil será cremado nesta sexta-feira (26) no crematório de Vila Alpina, na Capital.

Segundo o filho do casal, Décio Gentil, o pai deixou um "legado impagável". "Desde cedo ele se apaixonou pela arte e pelo teatro. Acho que uma palavra que define é uma trajetória de respeito, junto à Elvira", disse Décio.

Nascido em Sorocaba, Afonso foi para São Paulo nos anos 60. Ele teve participação no teatro de arena e no teatro contemporâneo, o que culminou na participação da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Ainda conforme o Décio, o pai é um humanista. Para ele, a vida de Afonso Gentil é como um espetáculo de teatro: "a pessoa sai de cena, mas o pensamento permanece". "Sempre acreditou na justiça social, na justiça econômica", acrescentou o filho. (Da Redação)