Buscar no Cruzeiro

Buscar

Moradores de rua caem pela metade em Sorocaba, segundo a Prefeitura

23 de Agosto de 2018 às 07:10

Moradores de rua caem à metade, diz Paço Secretária Cíntia de Almeida: redução é por encaminhamentos. Crédito da foto: Emidio Marques

O número de pessoas em situação de rua em Sorocaba teria caído por volta de 45%, passando de mais de 1.200 em janeiro de 2017 para 653 indivíduos atualmente. Os dados foram informados pela secretária da Igualdade e Assistência Social (Sias), Cíntia de Almeida. De acordo com ela, a diminuição é decorrente do encaminhamento desse público para oportunidades de emprego, serviços de saúde, programas habitacionais e a mudança para suas cidades de origem ou outro município para o qual quiseram ir.

“A gente transfere a pessoa para a cidade que ela quer com a conivência do serviço social daquela cidade”, diz. Entre as iniciativas, a secretária ressalta a Vila Dignidade, que oferece moradia para pessoas acima de 60 anos em vulnerabilidade social. Desde março, o município realiza a “Operação Dignidade”, uma ação conjunta entre órgãos como a Secretaria da Segurança e Defesa Civil -- por meio da Guarda Civil Municipal --, Polícias Militar e Civil, e a Sias. O objetivo seria abordar, identificar, orientar e encaminhar as pessoas em situação de rua.

“A gente transfere a pessoa para a cidade que ela quer com a conivência do serviço social daquela cidade”

A abordagem municipal do tema foi alvo de algumas polêmicas, como a orientação da Sias para que pessoas e entidades não forneçam alimentos nas ruas -- em condições que consideram inadequadas -- e também contrária ao pagamento de esmolas em semáforos. “Essas ações nutrem um ciclo vicioso, que vem pessoas de outras cidades, como Salto de Pirapora e Itu. As pessoas vem para pegar os alimentos que são oferecidos”, argumenta.

[irp]

No início do mês, grupos que oferecem alimentos, roupas e mantas a pessoas em situação de rua reclamaram que caminhões da Prefeitura estavam recolhendo cobertores e agasalhos dos moradores de rua, com o auxílio da GCM. No entanto, a secretária afirma que é feita uma limpeza de inservíveis, como papelões, dejetos humanos e restos alimentícios, e que inservíveis seriam levados apenas com a concordância dos indivíduos. Ela alega ainda que se as pessoas não estiverem no local no momento da limpeza, os pertences são guardados e podem ser reivindicados posteriormente.

Região tem 1.400 pessoas nesta situação

Moradores de rua caem à metade, diz Paço Evento no Paço discute situação de moradores de rua na Região Metropolitana de Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques

Mais de 1.400 pessoas estariam em situação de rua nas 27 cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Os dados são da secretária de Igualdade e Assistência Social (Sias) de Sorocaba, Cíntia de Almeida, tendo como fonte o cadastro único nacional. Para articular o atendimento a essas pessoas e evitar o considerado traslado irresponsável desses indivíduos entre os municípios, a Sias, com apoio da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), promoveu ontem a assinatura de um Protocolo de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua. O evento ocorreu no Paço Municipal e contou com a presença do prefeito José Crespo (DEM) e representantes de 17 municípios, porém todas as cidades da RMS teriam demonstrado interesse e deverão integrar o plano.

De acordo com a secretária, são 1.409 pessoas, sendo que 1.108 são beneficiárias do Bolsa Família, recebendo um valor de aproximadamente R$ 85 mensais. Os números indicam apenas aqueles que foram de alguma foram abordados e cadastrados por serviços ou equipes de assistência social.

[irp]

Cíntia aponta que a primeira cidade em número de pessoas em situação de rua na RMS seria Sorocaba, em seguida Itu e depois Itapetininga. Ela destaca, no entanto, que a maior parte dos que estão em nosso município não é natural de Sorocaba e que há ainda aqueles que transitam de cidade em cidade. “80% das pessoas que estão em situação de rua em Sorocaba pertencem a outros municípios ou até países”, diz.

Acolhimento

Cíntia alega que como as pessoas circulam na RMS é importante que haja uma articulação no atendimento e que os municípios tenham cuidado ao transportar os indivíduos. Ela aponta que de acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua, é preciso entrar em contato com o serviço de assistência social do município para onde vai ser encaminhada a pessoa em situação de rua, assegurando assim que ela seja acolhida adequadamente ao chegar ao destino. “A principal intenção do protocolo é que essa articulação seja realizada. Essa comunicação responsável, essa preocupação com a integridade física e com a dignidade da pessoa humana, que está em situação de rua e está mudando de cidade”, afirma.

“Que cada município cuide da sua pessoa em situação de rua e tenha responsabilidade quando vai fazer o traslado”, defende. A secretária observa que os principais fatores que levam as pessoas às ruas são dificuldades econômicas, conflitos familiares e dependência química.

[irp]

O secretário municipal de Promoção e Desenvolvimento Social de Itu, César Benedito Calixto, ressalta que apesar dos pontos em comum, cada pessoa tem uma história única e seus motivos individuais. “Esse protocolo vai contribuir muito em permitir que os municípios, interagindo de uma forma, com um método único, possam identificar as origens dessas pessoas. Identificando as origens, o serviço de acolhimento e assistência social de cada município tenta entender a história desse indivíduo e promover a reinserção dele”, diz. Ele completa: “Acho que a complexidade na região de Sorocaba, em nossos municípios, é bem similar às outras regiões do país. Os impactos econômicos nesse momento que o país passa permitiram um aumento significativo da população em situação de rua.”

Participaram do evento, além dos representantes da cidades da RMS, o vereador Fernando Dini (MDB), o coronel PM Antonio Valdir Gonçalves Filho, comandante do CPI-7, o comandante da Guarda Municipal de Sorocaba (GCM), Marcos Mariano e o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Flávio Chaves.

Galeria

Confira a galeria de fotos