Buscar no Cruzeiro

Buscar

Moradores de 23 bairros não têm serviço de entrega dos Correios

04 de Outubro de 2018 às 07:30
Marcel Scinocca [email protected]

Moradores de 23 bairros não têm serviço de entrega dos Correios Jardim Cruz de Ferro está entre os bairros que não contam com entrega de correspondência. Crédito da foto: Fábio Rogério

Sorocaba tem ao menos 23 bairros -- cerca de 6% do total -- com problemas relacionados à entrega postal. A informação é da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e está em resposta direcionada ao Ministério Público Federal (MPF). O caso foi remetido ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que está averiguando a situação por intermédio de procedimento preparatório de inquérito civil.

A maior parte dos bairros está na zona norte e na região do Éden. Conforme os Correios, esses bairros não atendem à portaria do Ministério das Comunicações que estabelece normas mínimas para a entrega domiciliar. A Prefeitura de Sorocaba diz que apura o caso e tomará medidas para melhorar as entregas.

CEPs e acesso

Os problemas nas entregas, conforme o documento enviado ao MPF, estão relacionados à portaria 6206, de 13 de dezembro de 2015, do Ministério das Comunicações. Essa portaria determina que a entrega em domicílio deve ser realizada sempre que atendidas algumas condições, incluindo a indicação correta do endereço de entrega com o correspondente Código de Endereçamento Postal (CEP) e vias e os logradouros que ofereçam condições de acesso e de segurança ao carteiro.

A determinação também diz que esses locais devem possuir placas indicativas de nomes instaladas pelo órgão municipal. Além disso, os imóveis devem apresentar numeração de forma ordenada, individualizada e única.

Ir até o Centro

O servidor público Alexandre Delgado Nogueira conta que o bairro Jardim Eliana, na região do Éden, foi formado há cerca de 10 anos, quando surgiram também as dores de cabeça com relação ao recebimento de correspondências. “O correio alega que as numerações das casas estão bagunçadas e não possuem caixinhas de correio. Porém, não há nenhuma preocupação por parte da Prefeitura e nem dos Correios em solucionar o problema e os moradores ficam sem saber o que fazer”, lamenta.

Conforme ele, para retirar correspondências, os moradores precisam se deslocar à agência dos Correios, no centro de Sorocaba. “Estamos há dez anos nessa humilhação. O bairro inteiro está sem correspondência. É falta de consideração. Precisamos de ajuda.”

Moradores de 23 bairros não têm serviço de entrega dos Correios José Pereira de Souza. Crédito da foto: Fábio Rogério

Morador do bairro São Bento 2, Edervaldo de Lima Silva também precisa ir até o Centro se quiser saber se há correspondência em seu nome. A rua Sandro Marques Fernando de Oliveira, onde ele reside, tem CEP, mas apresenta outros problemas. O domicílio dele, por exemplo, possui o mesmo número de um vizinho. Próximo dele, no bairro Santa Marta, o comerciante José Pereira de Souza também enfrenta problemas. A rua onde ele mantém comércio no bairro tem os números das residências fora de ordem.

Moradores de 23 bairros não têm serviço de entrega dos Correios Maria Lúcia Magalhães. Crédito da foto: Fábio Rogério

No bairro Cruz de Ferro, já na estrada municipal que liga Sorocaba à cidade de Iperó, os moradores do local se desdobram para amenizar o problema. “A gente dá endereço de parentes de outros bairros”, conta a dona Maria Lúcia Magalhães, que mora no bairro há 20 anos e nunca “recebeu” a visita dos Correios. Para receber correspondência, ela precisa dar como local de entrega o endereço da sogra, que mora na Vila Angélica.

Lourdes Galdino, que mora no bairro há 10 anos, também faz da mesma forma, deixando como endereço de entrega o local onde mora a filha, no Parque São Bento. “Só água e luz que chega aqui”, lamenta.

Ao receber as informações da Procuradoria da República em Sorocaba, o promotor Jorge Alberto Marum pediu informações à Prefeitura sobre a questão. O Executivo local tem até o dia 27 deste mês para responder ao MP. Para Marum, a situação configura possível irregularidade urbanística do município.

Por meio de nota, a Prefeitura informa que está apurando junto ao Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e também junto aos Correios todos os locais que estariam na situação relatada pela ETC “para posteriormente estudar as medidas a serem implementadas.”

Outros bairros na mesma situação

Na relação de locais problemáticos dos Correios em Sorocaba, no que se refere à entrega postal, também consta os seguintes locais:

Residencial Vila do Bosque

Itinga

Residencial Carandá

Residencial Altos do Ipanema

Jardim Eucalipto

Jacutinga

Jardim Guaporé

Jardim Campos do Conde 2

Jardim das Azaleias

Jardim dos Pássaros

Jardim Itália

Nova Aparecida

Regente

Jardim Nikkey

Jardim dos Reis

Terras de São Francisco

Natália

Topázio e Vilage Cajuru

Galeria

Confira a galeria de fotos