Buscar no Cruzeiro

Buscar

Moradores da zona norte reclamam de buracos nas ruas de Sorocaba

12 de Fevereiro de 2021 às 12:51
Marina Bufon [email protected]

Buraco na rua Doutor Cardoso de Almeida, Vila Olímpia, em Sorocaba, em frente à casa de dona Benedita Alves Pires da Silva. Crédito da foto: Pedro Henrique Negrão.

Alguns moradores da região norte de Sorocaba estão convivendo com "aniversários" um tanto quanto indesejáveis há algum tempo. Os buracos nas ruas Doutor Cardoso de Almeida e Glória das Graças Monteiro Soares já completaram mais de um ano e dão dor de cabeça a moradores como Benedita Alves Pires da Silva, residente no primeiro endereço e que encontra praticamente uma cratera na hora de sair de casa.

"Esse buraco está aí há mais de dois anos e meio. Já colocamos material de construção, cimento, investimento do meu próprio bolso, mas o buraco não fecha. Já ligamos várias vezes para a Prefeitura, os filhos da vizinha já telefonaram também. Eles nunca nem chegaram a vir aqui ver a situação", relatou a dona de casa.

Ainda segundo Benedita, os buracos também são perigosos para os motoristas, principalmente motoqueiros, que já chegaram a derrapar na região. Morador da mesma rua, o Supervisor de Qualidade Airton Cardoso Castelani reitera os problemas, ainda mais porque é ciclista.

"Ando bastante pelas ruas, vejo bastante buracos e remendos que atrapalham muito no pedal sem falar no risco de acidente", disse.

Buraco em frente à casa de morador na rua Glória das Graças Monteiro Soares, no bairro Jardim Califórnia, em Sorocaba. Crédito da foto: Pedro Henrique Negrão.

Depois de uma semana de espera para a resposta da solicitação no site da Prefeitura, ele afirma que as correções acontecem, em média, em quatro meses, mas que, em alguns casos, a espera é de mais de um ano. Castelani já chegou a realizar pedidos de manutenção para a rua Doutor Cardoso de Almeida em 2021 e nada foi feito até agora.

Outra situação relatada por um morador foi que a Prefeitura asfaltou apenas vias principais, deixando ruas secundárias em segundo plano, com muitos remendos e rachaduras antigas. Em contato com a reportagem, o órgão afirma que os locais de maior demanda são os bairros mais antigos da cidade, onde já se perdeu a vida útil do pavimento e é necessário o recapeamento.

Balanço dos serviços de manutenção em 2021

A Prefeitura ainda disse que a Serpo, setor responsável pelos serviços de tapa-buracos e roçagem na cidade, já atendeu mais de 40 bairros desde janeiro, totalizando 166 locais onde houve tapa-buracos, 1.534.535 m² de roçagem, 201 m² de poda de árvores e 7.380 m² de manutenção em ciclovias, somente contando o primeiro mês de 2021. A rua José Dr. Cardoso de Almeida será atendida em fevereiro.

São, no total, 37 equipes envolvidas para realizar serviços de manutenção em Sorocaba como tapa-buracos, paisagismo, retirada de entulho, estradas, calçadas e ciclovias, iluminação e manutenção de praças, somando 210 trabalhadores. O cronograma diário, inclusive aos finais de semana com o programa "Sorocaba Linda de Verdade", pode ser acompanhado pelas mídias sociais da Prefeitura.

Galeria

Confira a galeria de fotos