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Mobilidade urbana é tema de lives no Facebook do Cruzeiro

14 de Dezembro de 2020 às 23:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Mobilidade urbana é tema de lives no Facebook do Cruzeiro O especialista em Transportes, Renato Gianolla, foi entrevistado pela repórter Ana Cláudia Martins. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (17/11/2020)

Uma série de lives feita pelo jornal Cruzeiro do Sul debateu questões relacionadas à mobilidade urbana. Foram oito edições, divulgadas pela página oficial do Cruzeiro no Facebook, sempre às terças-feiras, às 11h. A última ocorreu na terça (8), e em todas, chamada de programa “Mobilidade em foco”, contou com a presença do especialista em Transportes e ex-presidente da Urbes em Sorocaba, Renato Gianolla.

Nas últimas quatro lives, os temas debatidos pela repórter Ana Claudia Martins e o especialista em Transportes foram: meios de pagamento no transporte coletivo, os impactos da Covid-19 no transporte coletivo, a Política Nacional de Mobilidade Urbana, e o Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Sorocaba.

Gianolla relembrou como os meios de pagamentos evoluíram no transporte coletivo, inclusive em Sorocaba, passando da cobrança em dinheiro, pelos passes de papel, as fichas e com o avanço da tecnologia os cartões magnéticos.

Ele destacou a novidade, que foi implantada pelo BRT Sorocaba e feita pela CittaMobi, a carteira digital: aplicativo onde o passageiro coloca crédito com o celular, aproxima o aparelho no validador e passa a catraca para acessar o transporte coletivo.

“O mais moderno meio de pagamento que nós temos é o NFC, que é uma comunicação por aproximação, e que já está funcionando. Na cidade, é a tecnologia mais habilitada e mais abrangente para os celulares por ser utilizada pelo bluetooth. Porém, é novidade mais para quem vem de fora ou precisa andar de ônibus esporadicamente”, destaca Gianolla.

Ele apontou ainda que o transporte coletivo não é um dos locais de maior risco de contaminação pela Covid-19. “Embora tenha sido divulgado tal fato, a realidade é que não existe tal comprovação e as empresas de ônibus têm adotado medidas de higienização nos veículos, além da obrigatoriedade do uso de máscara, entre outras medidas”, afirma.

Gianolla destacou ainda a lei 12.587, de janeiro de 2012, que instituiu a Política Nacional de Mobilidade Urbana. “Depois da Constituição de 1988, foi o primeiro marco regulatório de mobilidade urbana que surgiu. O objetivo desta lei é instituir a integração dos modais de transporte e dar acessibilidade e mobilidade às pessoas e cargas”, disse.

Segundo o especialista, os novos prefeitos devem ficar atentos à questão porque a lei determina que os municípios façam plano de mobilidade urbana e estipula prazos para tal, sob pena das cidades que não cumprirem não receberem recursos para a área.

Gianolla apontou que Sorocaba fez seu plano em 2014 e que foi aprovado em 2016 pela Câmara. “O nosso plano é bem feito e está no site da Urbes para quem quiser consultar. Porém, tem um artigo que diz que no máximo em 10 anos ele precisa ser revisto, ou seja, logo ele precisará ser revisto”, destaca. (Ana Cláudia Martins)