Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mitos, fakes e desencontros sobre coronavírus confundem a população

29 de Março de 2020 às 00:01

Mitos, fakes e desencontros sobre coronavírus confundem a população É falso que idosos que desrespeitarem isolamento da Covid-19 terão aposentadoria suspensa. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (26/3/2020)

Diariamente, a população tem sido bombardeada de informações sobre o novo coronavírus (Covid-19) e em meio a tudo o que vem sendo divulgado, estão ocorrendo desencontros nas orientações, o que pode prejudicar o enfrentamento da pandemia. Por um lado, o Ministério da Saúde pede para as pessoas confeccionarem máscaras de tecido, por outro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o uso de máscaras cirúrgicas. Também há mitos sobre o que fazer e o que não fazer, além da propagação de informações falsas. Preocupados em esclarecer a população, alguns órgãos estão disponibilizando em suas páginas esclarecimentos e desmentindo fakes. Entre eles, o Ministério da Saúde, que criou uma página específica para o tema: www.saude.gov.br/fakenews. O órgão ainda disponibiliza um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Vale destacar que o canal não é para atendimento ou dúvidas, mas um espaço exclusivo para receber informações, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira. O cidadão poderá enviar mensagens com imagens ou textos para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99289-4640.

Igualmente o governo do Estado de São Paulo tem uma página de combate a informações falsas: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/sem-fake-news. Também tem um canal para a população, via Telegram: t.me/spcoronavirus.

Já a Sociedade Brasileira de Pneumologia tem se preocupado a esclarecer sobre mitos (https://sbpt.org.br/portal/mitos-e-verdades-coronavirus) e a Agência Lupa, especializada em checagem de informações, lançou uma newsletter que tem distribuição diária e especial sobre o tema. O conteúdo é enviado diariamente, sempre após as 19h. Para recebê-la, basta preencher cadastro no site http://piaui.folha.uol.com.br/lupa. A newsletter tem conteúdos verificados por plataformas de checagem em todo o mundo, que integram a aliança global contra a desinformação sobre a pandemia, liderada pela International Fact-Checking Network (IFCN), a rede mundial de checadores. (Da Redação)

Confira algumas informações já esclarecidas

VERDADE

* Pessoas com máscaras podem contrair o coronavírus - A máscara protege contra a doença, mas não a evita. Existem outras formas de contrair o coronavírus mesmo estando de máscara. A principal forma de contágio é através do ar, quando a pessoa contaminada tosse ou espirra, espalhando o vírus. Outra forma é o contato das mãos em superfícies contaminadas em até 24 horas após a eliminação do vírus, por isso é importante evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos. (Fonte: Sociedade Brasileira de Pneumologia)

* Código genético do coronavírus tem diferenças - O Brasil sequenciou o genoma do coronavírus de dois casos. A ocorrência de mutações em vírus já é esperada, não significando necessariamente que essas modificações irão gerar mudanças no comportamento do vírus. O número de mutações ocorre de maneira relativamente estável com o tempo e permite estabelecer uma espécie de relógio molecular. Analisando essas mutações, os cientistas podem dizer de onde o vírus veio e há quanto tempo ele está em circulação em uma determinada população. (Fonte:Ministério da Saúde)

* Áudio do médico Fábio Jatene É verdade o que disse o vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto Incor.No áudio, que circula principalmente pelo Whatsapp, Jatene afirma que a tendência é que os casos de coronavírus no Brasil “explodam” nos próximos dias. (Fonte:Ministério da Saúde)

MITOS E FAKES

* Correspondências vindas da China correm o risco de transportar o vírus - O vírus sobrevive no máximo 24 horas fora do corpo humano, por isso não é possível que ele seja levado para outros locais do mundo através de objetos e cartas.(Fonte: Sociedade Brasileira de Pneumologia)

* Ingerir bebidas mornas ou se vacinar O áudio de um homem que recomenda métodos de prevenção à Covid-19, como ingerir chás e sopas, traz conteúdo errado e falso. Até o momento não há remédios específicos nem vacina contra a doença causada pelo novo coronavírus. (Fonte: Governo de SP)

* Beber muita água e fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre - Até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina ou alimento específico que possa prevenir a infecção pelo coronavírus. (Fonte: Ministério da Saúde)

* Mensagem sobre vacinação contra gripe por ordem alfabética A campanha de vacinação contra a gripe, iniciada em todo o Brasil na segunda-feira (23), é válida para todos os idosos acima de 60 anos. Mas são falsas as mensagens que dizem que a vacinação em São Paulo será dividida por ordem alfabética. Todos os que forem desses grupos podem se vacinar nesta primeira etapa. Há outras medidas para evitar aglomerações. A vacina contra a gripe não previne a Covid-19, mas ela é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses. (Fonte: Governo estadual)

* É falso que vinagre é mais eficiente que álcool em gel Aliás, não tem nenhum estudo que comprove qualquer eficiência de seu uso no combate à doença, portanto não substitua o álcool em gel pelo vinagre. (Fonte: Governo estadual)

Outras fakes

* É falso que órgãos de saúde recomendaram que homens tirem a barba em função da Covid-19

* Foto de banhistas em Copacabana não foi tirada durante quarentena

* Hospital de campanha em SP não tem mil vagas de trabalho disponíveis

* Receita de etanol combustível com água é tóxica e não deve ser usada

* É falso que idosos que desrespeitarem isolamento da Covid-19 terão aposentadoria suspensa

* Propaganda de acesso grátis ao Netflix durante pandemia é falsa e direciona a site pirata. (Fonte: Agência Lupa)