Buscar no Cruzeiro

Buscar

Missa e solenidade marcam o Dia Ítalo-Sorocabano

04 de Junho de 2019 às 21:47

A iniciativa é da Societá Culturale Italiana de Sorocaba e desde 2018 a cidade passou a ter no calendário o Dia Ítalo-Sorocabano. Crédito da foto: Secom / Prefeitura de Sorocaba

Uma missa celebrada em italiano pelo arcebispo metropolitano dom Julio Endi Akamine homenageou a comunidade ítalo-sorocabana nesta terça-feira (4). A celebração religiosa ocorreu ao meio-dia, na Catedral Metropolitana, e depois disso a bandeira da Itália foi hasteada na praça Coronel Fernando Prestes. A iniciativa é da Societá Culturale Italiana de Sorocaba e desde 2018 a cidade passou a ter no calendário o Dia Ítalo-Sorocabano, celebrado em 2 de junho.

De acordo com Vanderlei Pedraçolli, diretor social da Societá Culturale Italiana de Sorocaba, entre 200 e 300 pessoas participaram das comemorações, que também fazem alusão à Revolução Italiana. Valdir Paezani e Valter Brosqui estiveram na solenidade. Quem passava pela praça na região central pôde acompanhar o ato solene com o hasteamento das bandeiras Italiana e Brasileira (além da bandeira de Sorocaba) e também a execução dos hinos nacionais de ambos os países. “É um momento de alegria para a comunidade italiana e festejamos a data”, afirma Pedraçolli.

No início da tarde, a praça também foi tomada por músicos e vários membros da Societá Culturale Italiana de Sorocaba, que fizeram um pot-pourri com músicas típicas da Itália e muita dança. Pedraçolli também contou que no domingo parte da comunidade ítalo-sorocabana fará uma excursão para Jundiaí, a fim de participar do encerramento da Festa Italiana daquela cidade.

Dia Ítalo-Sorocabano

O calendário oficial de Sorocaba passou a contar com o “Dia da Comunidade Ítalo-Sorocabana”, a ser comemorado, anualmente, no dia 2 de junho, data nacional da República Italiana. A lei que instituiu a data é de autoria da vereadora Cíntia de Almeida (MDB).

A lei prevê também que para comemorar a data, a Prefeitura, “através do órgão competente, em colaboração com instituições e cidadãos interessados, poderá organizar o programa do evento, com o desenvolvimento de atividades em âmbito escolar, cultural e turístico”. (Da Redação)