Buscar no Cruzeiro

Buscar

Missa de Cinzas ao meio-dia na Catedral dá início à Quaresma

05 de Março de 2019 às 23:13

Missa de Cinzas abre hoje a Quaresma Celebração acontece ao meio-dia na Catedral Metropolitana. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (10/2/2016)

A Missa de Cinzas dá início hoje ao período de Quaresma, que é uma preparação dos fiéis para a Páscoa. O arcebispo Metropolitano de Sorocaba, dom Júlio Endi Akamine, fará a celebração a partir das 12h, na Catedral Metropolitana. De acordo com a religião católica, as cinzas simbolizam a penitenciação, no sentido de conversão. No gesto de imposição das cinzas sobre a cabeça das pessoas, o sacerdote pede que o fiel se converta e creia no Evangelho.

As cinzas usadas na celebração são preparadas pela queima de palmas usadas na procissão de Ramos do ano anterior, lembrando o Cristo vitorioso sobre a morte. Durante o período da Quaresma, que se encerra no Domingo de Páscoa, os fiéis são convidados pela igreja a se prepararem pela meditação, pela conversão, pelo jejum e pela penitência, para vivenciar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

A Quaresma também simboliza a condição de peregrinos e de pecadores dos fiéis e da necessidade de mudanças profundas. Por esse motivo a Igreja no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade, lembrando a todos sobre este período para reflexão e mudança de vida. (Da Redação)