Buscar no Cruzeiro

Buscar

Missa da padroeira reabre a Catedral Metropolitana de Sorocaba

11 de Agosto de 2020 às 00:01

Missa da padroeira reabre a Catedral Metropolitana de Sorocaba Fachada da Catedral de Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (10/4/2020)

O Dia de Nossa Senhora da Ponte, padroeira de Sorocaba, será celebrado neste sábado (15), às 17h, com uma missa na Catedral Metropolitana. Mas deverá ter um número reduzido de fiéis em virtude dos protocolos de saúde por causa da pandemia da Covid-19.

A cerimônia presidida pelo arcebispo Dom Julio Endi Akamine, marca a reabertura da Catedral, que estava fechada aos fiéis desde o dia 20 de março. A missa será transmitida ao vivo pela internet, rádio e TV fechada. Na ocasião, será oficializado o lançamento da campanha de comemoração ao Centenário da Arquidiocese de Sorocaba, que será celebrado em julho de 2024.

Dom Júlio destaca que a missa terá normas mais rigorosas do que as determinadas nos protocolos sanitários das autoridades. Segundo ele, a celebração será restrita a 170 pessoas; haverá distribuição de álcool gel, marcação nos bancos e aferição de temperatura na entrada.

Catedral via on-line

O arcebispo pede para que pessoas idosas e com comorbidades que acompanhem de casa a missa. Ela será transmitida nas redes sociais da Catedral Metropolitana, na página do Dom Júlio no Facebook, na Rádio Cantate FM e ao vivo pela TV COM (canal 8 da Net). O religioso pede, ainda, que quem for à igreja evite tocar nas imagens sacras.

A missa da padroeira de Sorocaba, Nossa Senhora da Ponte, ocorre neste 15 de agosto, data que faz alusão à “Assunção de Nossa Senhora”. E, também, celebra todos os títulos de Nossa Senhora que não têm uma data específica no calendário da igreja católica. “Nossa Senhora da Ponte é um título que foi trazido pelos imigrantes portugueses, da cidade de Ponte de Lima, e também se interpreta porque ela [Nossa Senhora] faz a ponte entre as pessoas, e entre os seres humanos e Deus”, complementa.

Rumo ao centenário

Segundo Dom Julio, o lançamento da campanha de centenário da Arquidiocese é uma espécie de início da contagem regressiva para a celebração dos cem anos da circunscrição eclesiástica, instituída como diocese em 1924 e elevada a Arquidiocese em 1992, sendo responsável por mais onze municípios da região. “Faltam quatro anos, mas começamos agora a preparação com intuito de poder celebrar com profundidade o centenário”, afirma.

O arcebispo destaca que a celebração será uma forma de relembrar e homenagear todas as pessoas que fizeram parte da história da arquidiocese. “É uma celebração de gratidão. A igreja está presente neste território, mas é formada por pessoas, por fiéis”.

A diocese de Sorocaba foi instituída pelo papa Pio XI em 4 de julho de 1924, e teve como primeiro bispo Dom José Carlos de Aguirre, seguido de Dom José Melhado Campos. Em 1992, 68 anos depois, sobre o bispado de Dom José Lambert, se tornaria Arquidiocese, também responsável pelas cidades de Araçoiaba da Serra, Boituva, Cerquilho, Iperó, Jumirim, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, Tapiraí, Tietê e Votorantim. (Felipe Shikama)