Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ministro diz que escola cívico-militar em Sorocaba pode ser antecipada

28 de Janeiro de 2020 às 08:35

Presidente do Conselho Superior da FUA, Valdir Euclides Buffo Junior, presidente do Conselho de Administração da FUA, César Augusto Ferraz dos Santos, promotor Farto Neto, ministro Abraham Weintraub, deputado federal Guilherme Derrite e presidente da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, Gerdy Silveira. Crédito da foto: Fábio Rogério

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, esteve nesta segunda-feira (27) em Sorocaba para conceder entrevista ao Jornal das Cinco da rádio Cruzeiro FM 92,3 e fazer uma visita ao jornal Cruzeiro do Sul. Acompanhado do deputado federal Guilherme Derrite (Progressistas), Weintraub afirmou que Sorocaba é a primeira cidade na fila de espera por uma escola cívico-militar, previsto inicialmente para 2021.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Defesa e tem um orçamento de R$ 54 milhões. Conforme o ministro, a vinda do programa para Sorocaba depende, neste momento, das definições sobre a participação de Campinas -- cidade que liderou o ranking dos municípios paulistas candidatos a receber as escolas cívico-militares.

[irp posts="211555" ]

 

Para a classificação, o MEC levou em conta se as cidades candidatas eram capitais ou se pertenciam à regiões metropolitanas, além de suas faixas populacionais. Porém, a continuidade do programa em Campinas está paralisada após a 2ª Vara da Fazenda Pública conceder liminar favorável ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), que suspendeu a implantação do modelo na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Odila Maia Rocha Brito, no bairro São Domingos. O pedido partiu da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude daquele município.

“Se qualquer cidade do Brasil desistir, a próxima é Sorocaba. (...) E quando a escola vier para cá, vocês terão de lutar por ela com unhas e dentes, porque se acontecer o mesmo que Campinas, vai ser preciso entrar na Justiça para defender. O pessoal da esquerda vai tentar impedir juridicamente e vocês têm de estar prontos para lutar por ela”, disse Weintraub, ao reclamar dos desdobramentos do caso em Campinas. “Estão judicializando tudo o que podem. É o único caso do Brasil, todas as outras cidades estão andando”, declarou.

Weintraub esteve em Sorocaba após inauguração em Porto Feliz. Crédito da foto: Fábio Rogério

O deputado Guilherme Derrite lembrou que a implantação da escola cívico-militar em Sorocaba foi uma demanda levada ao Ministério da Educação pessoalmente por ele e pelo promotor de Justiça da Infância e Juventude, Antonio Farto Neto, quando estiveram em Brasília.

“Cada sorocabano está acompanhando de perto o caso de Campinas. Esperamos vê-la em breve, apesar da má vontade do governo estadual e da Prefeitura ter feito o cadastro do programa aos 49 minutos do segundo tempo graças ao apoio da população e movimentos que pressionaram a prefeita”, declarou. Em vários momentos da entrevista, Weintraub também criticou a falta de apoio do governo do Estado e do governador João Doria.

Para Farto Neto, a possibilidade da instalação da unidade em Sorocaba representaria um avanço importantíssimo para a cidade, especialmente no combate ao envolvimento de adolescentes com drogas. “Tenho ouvido diariamente muitas famílias que gostariam de ter essa opção para matricular seus filhos”, afirmou.

Visita

Após a entrevista, o ministro Abraham Weintraub realizou uma visita à sede do jornal Cruzeiro do Sul. Ele foi recepcionado pelo presidente do Conselho de Administração da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), César Augusto Ferraz dos Santos, e pelo presidente do Conselho Superior, Valdir Euclides Buffo Junior. Também participaram o promotor de Justiça, Farto Neto, e o presidente da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, Gerdy Silveira.

Galeria

Confira a galeria de fotos