Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ministério Público apura risco em equipamento da UPH Oeste

27 de Agosto de 2019 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

MP apura risco em equipamento da UPH Oeste Promotora deu prazo de 10 dias para que Prefeitura e Diretriz se posicionem sobre o caso. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (31/1/2019)

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) abriu um inquérito para investigar eventual risco à população na UPH da Zona Oeste. A abertura do procedimento envolve a insegurança na manutenção do suprimento de oxigênio. A unidade de saúde está localizado na avenida General Carneiro e foi palco de um acidente com vítima no início de 2018. O caso envolveu a troca do equipamento.

A abertura do procedimento investigatório foi motivada por uma representação do Conselho Regional de Enfermagem (Coren). O inquérito cita a Prefeitura de Sorocaba e o Instituto Diretriz, responsável pela gestão da UPH Oeste.

Para instaurar o procedimento investigatório, a promotora Cristina Palma considerou também a falta de resposta por da administração da unidade. Ao elencar os procedimentos que deverão ser tomados no caso, a promotora determina a notificação aos responsáveis pelo local. A ideia é saber se as adequações que foram sugeridas pela Vigilância Sanitária foram adotadas.

[irp posts="11228" ]

 

Cristina Palma dá prazo de 10 dias para eventuais manifestações da Prefeitura de Sorocaba. Ela leva em consideração para a medida que ofícios expedidos pelo MP não foram respondidos. As medidas foram tomadas no dia 7 de agosto.

Acidente

Em 29 de janeiro de 2018, um enfermeiro de 35 anos teve queimaduras após um acidente envolvendo um cilindro de oxigênio. O equipamento explodiu e pegou fogo durante um procedimento. Na ocasião, a vítima foi socorrida no Hospital Regional.

O servidor público teve 15% do corpo queimado, sendo a grande maioria de 2º grau, na face, tórax e membros superiores. Segundo a Prefeitura, o serviço não deve ser realizado por enfermeiros, a não ser em casos emergenciais, desde que o funcionário possua curso de especialização e utilize os equipamentos de segurança.

Dois dias depois ao acidente, a Prefeitura de Sorocaba informou que disponibilizou um profissional capacitado para realizar a troca dos cilindros de oxigênios nas unidades de urgência e emergência da cidade. (Marcel Scinocca)