Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mesários recebem treinamento em Sorocaba para as eleições 2018

31 de Agosto de 2018 às 09:18
Ana Claudia Martins [email protected]

Convocados e voluntários recebem as orientações sobre o trabalho no dia das eleições. Foto: Fábio Rogério

Sorocaba terá quase 30% mais mesários atuando nas eleições 2018 do que no pleito anterior (2016). Segundo dados informados pelo chefe da 343ª Zona Eleitoral (ZE) de Sorocaba, João Lima, um total de 7.230 mesários iniciaram o treinamento para atuar no primeiro turno, no dia 7 de outubro, e no segundo turno, no dia 28 do mesmo mês, contra os 5.628 que trabalharam nas últimas eleições. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o motivo do aumento de mesários convocados é o crescimento do número de seções eleitorais (tanto de votos quanto de justificativas) disponibilizadas no município. Ainda segundo o órgão, as mesas receptoras de votos e as de justificativas terão quatro integrantes, sendo um presidente, dois mesários e um secretário.

A novidade este ano é que todos os 458.748 eleitores de Sorocaba aptos a votar farão isso por meio de suas impressões digitais, ou seja, pelo cadastro biométrico realizado pela Justiça Eleitoral. A cidade terá 165 locais de votação e 1.560 seções eleitorais. O treinamento dos mesários começou no dia 6 último e segue até a segunda quinzena de setembro. De acordo com o TRE, em todo o Estado cerca de 450 mil mesários atuarão para que seja possível a realização das eleições.

Como são selecionados

De acordo com a Justiça Eleitoral, os mesários são nomeados, de preferência, entre os eleitores da própria seção eleitoral. O cartório eleitoral procura selecionar os diplomados em escola superior, professores e serventuários da Justiça. A Justiça Eleitoral também recebe inscrições de voluntários. O TRE afirma que o mesário é o cidadão nomeado para compor as mesas receptoras de votos e de justificativas no dia das eleições. “Para promover a participação popular nas eleições, a Justiça Eleitoral se vale de cidadãos convocados e voluntários para ajudar e fiscalizar os trabalhos. Eles são chamados pelo juiz eleitoral seguindo critérios definidos em lei, devendo ser maiores de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral”, disse o órgão em nota.

Em Sorocaba, os mesários são treinados de segunda a sexta, nos períodos da manhã e da tarde, no salão paroquial da Nossa Senhora Auxiliadora, conhecida como igreja do Salesiano, no bairro Mangal. No dia da votação, caberá a eles fazer a identificação dos eleitores, resolver as dificuldades ou dúvidas ocasionais e permitir que o eleitor possa exercer seu direito com liberdade e segurança. “Eles são preparados para exercer as funções corretamente no dia de votação, além de simularmos diversos problemas e situações que podem ou não ocorrer no momento, como a não identificação do eleitor, a urna travar ou ter qualquer procedimento que pode suspender ou paralisar a eleição”, destaca João Lima.

Urnas já foram testadas

Segundo Lima, as cerca de 2.300 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas seções eleitorais já estavam em Sorocaba e foram testadas nos cartórios eleitorais. Ele aponta ainda que todas as urnas estão preparadas com o procedimento biométrico para fazer a identificação do eleitor por meio de suas digitais, e em seguida, também pela biometria, realizar o voto. “O eleitor poderá fazer até quatro tentativas na urna eletrônica para que o equipamento leia suas digitais. Se isso não ocorrer, o presidente da mesa terá que autorizar a pessoa a votar com a digital dele, e o fato deverá ser registrado em ata”, disse Lima.

Luciana atuará pela primeira vez

Luciana é mesária voluntária. Foto: Fábio Rogério

A professora Luciana Aparecida Dias Lopes, 41 anos, está fazendo o treinamento para ser mesária nas eleições 2018 pela primeira vez e quis ser voluntária da Justiça Eleitoral. Segundo ela, o principal atrativo de atuar como mesária nas eleições é o fato de a legislação garantir dois dias de folga, em emprego público ou privado, para cada dia trabalhado nas eleições. Além disso, a atuação como mesário garante preferência no desempate em concursos públicos e o aproveitamento das horas trabalhadas para atividades complementares em instituições de ensino. No dia da votação, os mesários também vão receber um auxílio-refeição no valor de R$ 30.

Galeria

Confira a galeria de fotos