Buscar no Cruzeiro

Buscar

MBL embasa pesquisa sobre falta de policiais militares em Sorocaba

03 de Outubro de 2019 às 19:05
Marcel Scinocca [email protected]

MBL embasa pesquisa sobre falta de PMs em Sorocaba Comando da PM em Sorocaba divulga que o trabalho do efetivo atual tem reduzido os índices criminais. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (28/8/2019)

O coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL) Sorocaba, Ítalo Moreira, e o deputado estadual Arthur do Val, (DEM), que ficou famoso na internet como o youtuber Mamãe Falei, são os autores da representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) que denuncia o efetivo de policiais militares na cidade. O documento foi feito em parceria com o advogado Lucas Gandolfe.

O levantamento dos dados, inclusive, ocorreu por iniciativa de Moreira. A representação evoluiu para um inquérito civil, conforme mostrou a edição desta quinta-feira (2) do jornal Cruzeiro do Sul.

[irp posts="171978" ]

 

Na representação, eles destacaram o baixo efetivo e pediram por aumento policial para Sorocaba. Conforme o texto, o efetivo policial da cidade é menor do que o de 20 anos atrás, quando a cidade tinha apenas 400 mil habitantes. O ativista Ítalo Moreira explica que “o município de Sorocaba pertence à Região de Comando de Policiamento do Interior, tendo o efetivo fixado de 861 e existente de 768 policiais militares”.

Na peça de representação, os autores expuseram diversas decisões judiciais sobre a situação. Um dos casos é o de Campinas, onde o MP ajuizou uma ação civil pública em defesa do aumento do efetivo policial (civil e militar). Na cidade, o pedido do MP foi atendido. Em Sorocaba, o inquérito é de responsabilidade do promotor Orlando Bastos.

Polícia Militar

Ainda sobre a matéria publicada pelo Cruzeiro ontem, em nota, o 7º Batalhão de Polícia Militar afirmou que a instituição apresenta na cidade “excelente atuação culminando na redução substancial dos índices criminais conforme descreve. O documento trouxe dados sobre a redução em alguns índices de criminalidade, incluindo roubo, furto, roubo de veículo e furto de veículo. A tabela afirma que no caso de roubo de veículo a redução foi de 63% de agosto de 2018 para o mesmo período deste ano.

Ainda conforma a nota, toda a “ação policial é pautada no policiamento orientado com a utilização de ferramentas inteligentes visando à redução dos indicadores nos locais de maior incidência criminal, conforme dados extraídos dos Boletins de Ocorrência registrados bem como a fim de propiciar o aumento da percepção de segurança”. (Marcel Scinocca)