Buscar no Cruzeiro

Buscar

Matrículas nas escolas estaduais começam hoje

06 de Outubro de 2020 às 00:01

Matrículas nas escolas estaduais começam hoje Estudantes podem optar por aulas em tempo integral e outras atividades. Crédito da foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A partir de hoje (6), pais de alunos da rede pública estadual de ensino de São Paulo poderão fazer a matrícula de seus filhos para o ano letivo de 2021. Para os alunos que já fazem parte da rede pública estadual, o prazo para matrícula é até o dia 16 de outubro e a solicitação deve ser feita pelo aplicativo Minha Escola SP ou pela plataforma Secretaria Escolar Digital (SED).

Já para os estudantes que ainda não fazem parte da rede estadual, o prazo de matrícula é até 30 de outubro. Para isso, pais e interessados podem procurar qualquer escola estadual, a diretoria de ensino ou os postos do Poupatempo em todo o Estado.

No ato da matrícula, estudantes e responsáveis poderão selecionar também atividades adicionais para os alunos tais como curso de idiomas (para alunos a partir do 7º ano do ensino fundamental); ensino técnico do Novotec; o 4º ano opcional do ensino médio; e a matrícula em escolas de tempo integral.

Os alunos do 3º ano do ensino médio poderão se matricular, de forma opcional, para um 4º ano de ensino médio e poderão escolher entre 3 e 13 disciplinas para compor seu currículo. A oferta de vagas vai variar de acordo com a disponibilidade da escola. As aulas de reforço do 4º ano opcional serão oferecidas em janeiro.

Os alunos que estão concluindo o ensino fundamental poderão também aderir a um curso técnico do programa Novotec e cursar o ensino médio integrado ao técnico na mesma escola e no mesmo turno. Há opções de cursos técnicos de administração, informática para internet, logística, desenvolvimento de sistemas, marketing, serviços jurídicos, guia de turismo e contabilidade. O aluno que optar por essa modalidade receberá certificado de conclusão do ensino médio com habilitação técnica.

Também há a opção de cursar a escola de tempo integral, que tem carga horária estendida entre 7h e 9h por dia.

Volta às aulas

A volta às aulas opcional para estudantes do ensino médio, dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja) e da Educação de Jovens e Adultos (Eja) foi mantida em São Paulo para amanhã (7). A medida vale para escolas municipais, estaduais e particulares e só para estudantes do ensino médio, do Ceeja e do Eja. Mas, para isso, a volta deve ser autorizada pelos prefeitos. Para os alunos do ensino fundamental de São Paulo, a previsão de retorno às aulas é somente para o dia 3 de novembro. A retomada das aulas presenciais será gradual e com limite de capacidade.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais estão suspensas em todo o estado paulista desde março. Desde então, as aulas das escolas estaduais ocorrem de forma remota e on-line, sendo transmitidas por meio do aplicativo Centro de Mídias SP (CMSP). Ela também é transmitida por meio dos canais digitais na TV 2.2 - TV Univesp e 2.3 - TV Educação.

Desde o dia 8 de setembro, algumas escolas do Estado já deram início a aulas de reforço ou acolhimento, depois de autorização dos prefeitos. As aulas só puderam ser retomadas com atividades de reforço e de recuperação e são opcionais. (Elaine Patricia Cruz - Agência Brasil)