Buscar no Cruzeiro

Buscar

Matrícula em escolas estaduais pode ser feita até pelo celular

19 de Setembro de 2019 às 16:19

Governo pretende facilitar matrículas com aplicativos para celular e computador Governo pretende facilitar matrículas com aplicativos para celular e programa de computador. Crédito da foto: Divulgação / Secretaria da Educação

 

Termina na segunda-feira (23), o período de matrícula nas escolas estaduais paulistas para o ano letivo de 2020. A novidade é que os alunos e seus responsáveis não precisam mais perder tempo na fila da secretaria escolar. A partir deste ano, todo o processo pode ser feito sem sair de casa, usando, por exemplo, por celular, smartphone ou computador.

Para renovar a matrícula, o interessado precisa apenas baixar o aplicativo Minha Escola SP. A ferramenta está disponível para o sistema Android, além do IOS. Para isso, basta acessar o as lojas Play Store ou Apple Store ou, ainda, a Secretaria Escolar Digital.

[irp posts="165220" ]

 

Com isso, os alunos, pais e responsáveis passarão a ter acesso às plataformas digitais da Secretaria Estadual da Educação. O processo também permite a atualização cadastral automática dos alunos e familiares. Com isso,  o governo estadual pretende estruturar novos canais de comunicação.

Matrícula para alunos de outras redes

“Queremos que o cadastro seja todo feito on-line a partir de 2019, afirma o secretário de Educação Rossieli Soares. Além disso, segundo Rossieli, será possível ampliar as opções de comunicação. Ele lembra que o público ainda terá a escola e a secretaria como apoio. Quem não tem acesso à internet, por exemplo, pode fazer fazer a matrícula pelo sistema antigo.

Quem frequenta escolas de outras redes - municipais ou particulares - e pretende se matricular em escola estadual tem as mesmas facilidade. A única diferença é o prazo. Neste caso, o período de inscrição vai de 1º a 31 de outubro.

A Secretaria da Educação espera receber um total de 2,5 milhões de matriculas para o próximo ano letivo, conforme divulgou ontem o titular da pasta.

Novo sistema de matrículas na rede estadual oferece outras ferramentas, como boletim e agenda Novo sistema de matrículas na rede estadual oferece outras ferramentas, como boletim e agenda. Crédito da foto: Reprodução / Secretaria da Educação

 

Como funciona a matrícula digital

O aplicativo Minha Escola SP também permite acesso a vários outros serviços. Entres as opções estão o boletim com notas e faltas e o horário de aulas, por exemplo.  Além disso, estará disponível uma versão digital da carteirinha estudantil, com foto, nome, série e unidade do aluno.

Para fazer o login, os estudantes precisam preencher informar seu RA – registro do aluno –, assim como digitar a senha da Secretaria Digital. “O RA é um dos registros mais importantes que o estudante pode ter na vida escolar", pontua Renilda Peres, chefe de gabinete na Educação. De acordo com ela, os estudantes devem adquirir o hábito de levar o RA sempre que sair de casa. "Ademais, recomendamos que o estudante saiba o número de cor”, conclui.

Para acessar o RA é preciso ter um cadastro. No entanto, quem ainda não possui o cadastro pode realizar a confirmação da matrícula na escola do estudante e atualizar seu cadastro. (Da Redação com Secretaria Estadual da Educação)

Galeria

Confira a galeria de fotos