Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mato alto continua a incomodar moradores de Sorocaba

15 de Janeiro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Avenida Paulo Emanuel de Almeida, no Wanel Ville, mato na calçada e ciclovia. Crédito da foto: Luiz Setti (14/1/2020)

O mato alto continua a gerar reclamações dos sorocabanos para a Prefeitura de Sorocaba. Além de tomar conta de diversas avenidas, ruas e parques da cidade, dois cemitérios municipais também foram tomados pela vegetação: o Santo Antônio, no bairro Wanel Ville, e o da Consolação, na Vila Haro.

Na tarde desta terça-feira (14) equipes de limpeza e roçagem cortavam o mato nos dois cemitérios municipais, mas o trabalho ainda deve durar alguns dias. No Alto da Boa Vista, na zona leste, e na avenida Elias Maluf, na zona oeste, equipes de roçagem também trabalhavam para cortar o mato nas vias. Mas ainda há diversos pontos na cidade onde o mato só cresce. Na região do Central Parque, por exemplo, na Nicolau Elias Tibechereny o mato alto toma conta da calçada em alguns trechos e no entorno do Centro de Educação Infantil (CEI-09) Fernando Rios. Os pedestres são obrigados a caminhar pela rua por conta da vegetação que encobriu a calçada em um trecho da rua.

No cemitério Santo Antônio, no Wanel Ville, a vegetação já encobriu as lápides e as sepulturas. Crédito da foto: Luiz Setti (14/1/2020)

No cemitério Santo Antônio em alguns pontos é difícil localizar as lápides indicando os nomes das pessoas sepultadas no local. Já no cemitério da Consolação o mato também está presente nos espaços onde as pessoas circulam entre as sepulturas.

No bairro Wanel Ville, o mato alto também está presente na calçada lateral da escola estadual Ana Cecília Martins, e também no canteiro central da avenida Paulo Emanuel de Almeida, invadindo a calçada e também a pista de caminhada e ciclovia.

Aos pedestres que passam pelo local só resta desviar, enquanto aguardam que a Prefeitura envie equipes de roçagem. Os moradores também temem a proliferação de bichos peçonhentos como cobras, ratos e escorpiões. No Alto da Boa Vista, na avenida Três de Março, o mato encobre boa parte da ciclovia e ciclistas e pedestres são obrigados a passar pelo meio do mato alto, que também atrapalha a visão dos carros que passam pela via.

Rua Nicolau Elias Tibechereny, no Jardim Arco-Íris, próximo ao CEI-09. Crédito da foto: Luiz Setti (14/1/2020)

Moradores da região do Central Parque afirmam que esperam há quase três meses pela roçagem do mato alto na região. Na rua Nicolau Elias Tibechereny o mato alto toma conta de praticamente todo o lado direito da via, onde fica o CEI-09, que também está cercado pelo matagal.

Na tarde desta terça-feira (14), a equipe de reportagem do Cruzeiro do Sul flagrou a dona de casa Zuleide Francisca da Silva, 57 anos, tendo que caminhar pela rua para desviar do mato alto que tomou conta da calçada. Ela conta que há quase três meses os moradores do bairro esperam pela roçagem e que a chuva das últimas semanas piorou ainda mais a situação. “A noite então fica ainda pior. Eu passo por aqui a pé para ir à missa e temos que desviar desse matagal todo”, reclama. Zuleide conta ainda que os moradores já reclamaram na Prefeitura, mas nada foi feito até o momento.

No cemitério da Consolação, na Vila Haro, há mato entre as sepulturas. Crédito da foto: Luiz SettI (14/1/2020)

Outro morador do bairro, o aposentado Miguel André da Silva, 75 anos, disse que mora no Central Parque há dois meses e que desde que está residindo lá o mato está alto na região. “Tem mato por todo lado por aqui. Saio para passear com o meu cachorro, mas as áreas verdes estão todas tomadas pelo matagal. Estamos esperando pela roçagem, que nunca começa”, reclama

Equipes em ação

A Prefeitura de Sorocaba informou que nesta terça-feira (14), equipes da Divisão de Manutenção de Paisagismo e Arborização da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) estavam executando serviços de limpeza e roçagem nos seguintes locais: avenida Dom Aguirre, avenida Sadrac de Arruda (Jardim Bela Vista), avenida Arthur Bernardes (Vila Progesso), Praça Frei Baraúna (Centro), rua Vidal de Araújo (Jardim do Paço), avenida Elias Maluf (Wanel Ville), avenida Getúlio Vargas (Jardim São Paulo), avenida Afonso Vergueiro, duas praças da rua José Totora (Central Parque), praça da rua Professor Maria de Lourdes A. Cruz Swenson (Jardim Portal da Colina), avenida Comendador Genésio Rodrigues (Caguaçu), praça da rua Firmino Minelli (Jardim Brasilândia), área pública da rua José Antonio Leme (Parque São Bento), CEI-98 (Jardim Tropical), UBS Mineirão (Mineirão), UBS Vitória Régia (Vitória Régia), E.M. “Edemir Antonio Digiampietri” (Vila Barão), cemitério Santo Antônio (Wanel Ville), rua Lauro Alves de Lima (Jardim Moncayo) e rua Vanderlei Felício (Herbert de Souza).

No início deste mês, com novo orçamento, a Prefeitura ampliou o número de equipes, passando de cinco para 15. Crédito da foto: Luiz Setti (14/1/2020)

E justificou que “diante das dificuldades orçamentárias, em agosto do ano passado, foram feitos ajustes nos contratos com as duas empresas que realizam esse serviço na cidade. No início deste mês, com novo orçamento, a Prefeitura ampliou o número de equipes, passando de cinco para 15, além de colocar mais cinco tratores roçadeiras para auxiliar nas áreas verdes”. Acrescenta a Prefeitura que a previsão é que até fevereiro a situação esteja normalizada.

Cemitérios municipais

Com relação à roçagem e limpeza na área do cemitério Santo Antônio, a Prefeitura informou que a manutenção do local teve início na semana passada e 80% do trabalho foi concluído. A previsão é que seja finalizada até o fim desta semana. Trata-se do maior cemitério da cidade, com 185 mil metros quadrados de área para execução do serviço, e o trabalho está sendo realizado em etapas.

A programação deste mês também contempla a escola municipal “Quinzinho de Barros” (Vila Hortência) e o CEI-97 ‘Maria Dorelli de Magalhães‘, no Jardim Piazza di Roma. A programação do serviço deste mês foi publicada no jornal Município de Sorocaba e pode ser conferida no site da Sema na página Paisagismo e Manutenção.

Galeria

Confira a galeria de fotos