Máscaras são jogadas em calçadas em Sorocaba
Descarte incorreto foi constatado perto da Santa Casa e da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Leste. Crédito da foto: Vinícius Fonseca
Máscaras de proteção descartadas de forma incorreta foram encontradas próximas a unidades de saúde de Sorocaba. O flagrante foi feito pelo jornal Cruzeiro do Sul, na manhã de sexta-feira (10), em vias públicas situadas perto da Santa Casa e da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Leste.
Uma máscara descartável foi encontrada na calçada da UPH, perto do portão de entrada da unidade de saúde. A outra, de pano e lavável, estava jogada no canteiro da rua Doutor Gaspar Ricardo -- a poucos metros do acesso à Santa Casa.
As máscaras jogadas fora de maneira incorreta se tornam um perigo para outras pessoas. Principalmente para garis e catadores de resíduos sólidos.
Segundo recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a máscara de pano deve ser lavada antes de ser descartada em saco de papel ou plástico. Também para as descartáveis, vale identificar a embalagem antes de jogá-la na lixeira. Dessa forma, fica o aviso de que ali encontram-se máscaras de proteção contra o coronavírus.
Cuidados
Vale ressaltar que é preciso evitar tocar no rosto ou na superfície frontal da máscara ao colocá-la ou tirá-la para o descarte. As mãos devem ser higienizadas -- com álcool em gel ou água com sabão -- antes e depois de ambos os procedimentos. (Da Redação)