Buscar no Cruzeiro

Buscar

Máscaras passam a fazer parte da rotina dos sorocabanos

09 de Maio de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Máscaras entram para a rotina dos sorocabanos Pelas ruas, já é comum ver muitas pessoas com a proteção. Nos terminais, 100% dos usuários utilizavam as máscaras. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (8/5/2020)

No terceiro dia do uso obrigatório de máscara facial na cidade, a Prefeitura de Sorocaba não informou os dados sobre a adesão à medida nem os números da fiscalização realizada nesta sexta-feira (8). Já nos terminais Santo Antônio e São Paulo, houve 100% de adesão pelos passageiros que adentravam os espaços públicos do transporte coletivo.

Funcionários da Urbes e das empresas de ônibus orientavam nas catracas de entrada sobre o uso obrigatório do EPI. Desde o início desta semana, a maioria das pessoas já havia adotado o uso da máscara nos ônibus. Também no segundo dia do uso obrigatório da proteção facial em Sorocaba, a Urbes -- Trânsito e Transportes colocou faixas educativas dos dois terminais de ônibus do transporte coletivo, além de cartazes nos ônibus.

[irp posts="247652" ]

 

Durante uma live realizada no fim da tarde desta sexta-feira (8), nas redes sociais da Prefeitura, a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) falou sobre o decreto do Executivo que determinou a medida na cidade e reforçou que o uso do acessório é obrigatório.

Segundo a Prefeitura, na quinta-feira, dia 7, 11 estabelecimentos foram fiscalizados pela Vigilância Sanitária (Visa) e o maior problema identificado foi a aglomeração de pessoas. Não foi informado se houve aplicação de multas. A Prefeitura disse ainda que a Guarda Civil Municipal (GCM) também não fez levantamento sobre o uso obrigatório do acessório no segundo dia.

A obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os espaços públicos e privados está estabelecida pelos governos estadual e municipal, por meio dos decretos 64.956/20 e 25.733/20.

A medida passou a valer na cidade um dia antes do Estado, na quarta-feira (6), e, no primeiro dia da obrigatoriedade, a Prefeitura informou que não houve nenhum registro de multa a munícipes ou a empresas pela falta de utilização do acessório.

[irp posts="236760" ]

 

Casos na cidade

Na tarde desta sexta-feira (8), a prefeita Jaqueline Coutinho falou ainda sobre os casos do novo coronavírus em Sorocaba e disse que a maioria das mortes por Covid-19 tem sido de pessoas acima de 70 anos. Porém, também há casos de jovens.

Jaqueline também chamou à atenção a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais da cidade e disse que a situação é preocupante.

[irp posts="234842" ]

 

Segundo ela, outra preocupação é o caso de comércios que não são essenciais e que estão abrindo de forma camuflada, principalmente na zona norte e na região central. Jaqueline disse que entende a preocupação dos comerciantes, mas que é preciso pensar na saúde e na vida das pessoas. (Ana Cláudia Martins)