Buscar no Cruzeiro

Buscar

Maria-fumaça volta aos trilhos nesta quarta-feira em Sorocaba

14 de Agosto de 2018 às 17:00

Mais uma vez a antiga Locomotiva 58, construída em 1891, terá participação especial durante a comemoração de aniversário de Sorocaba, que completa nesta quarta-feira (15) 364 anos de fundação. Como no ano passado, a famosa maria-fumaça vai voltar aos trilhos na quarta, às 13h, e trafegará da Estação Paula Souza até a antiga fábrica Santa Maria, o equivalente a um quilômetro pela estrada de ferro.

A iniciativa é da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), em parceria com a Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba. O projeto de revitalização da Locomotiva 58 começou no início do governo do prefeito José Crespo em 2017.

Segundo Eric Mantuan, presidente do Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba, a parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo acontece desde o início do projeto, e no dia do evento, 40 ex-ferroviários participarão do trajeto percorrido pelo trem.

"A nº 58 foi construída em 1891 e restaurada na década de 90. Ela é um bem histórico que foi doado pela antiga Estrada de Ferro Sorocabana à Prefeitura de Sorocaba em 1969, e desde estão está sob responsabilidade da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Associação de Preservação Ferroviária, que é responsável pelo funcionamento da locomotiva", afirma Mantuan.

Além de manter viva a memória ferroviária de Sorocaba e preservar o bem histórico mantendo-a em perfeitas condições de funcionamento, o projeto é o primeiro passo para a implantação do futuro trem turístico que ligará Sorocaba a Votorantim. A Estação Paula Souza está localizada na rua Doutor Paula Souza, no Centro. Mais informações pelos telefones (15) 3211-1143 ou (15) 3211-0578. (Da Redação, com informações de Secom Sorocaba)