Buscar no Cruzeiro

Buscar

Maria Fumaça fará passeio gratuito no próximo sábado (22) em Sorocaba

19 de Setembro de 2018 às 09:10

Os ingressos devem ser retirados com antecedência na Secultur ou na Acso. Foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS

A locomotiva 58, movida a vapor, fará passeios gratuitos em Sorocaba no sábado (22). A Maria Fumaça levará 60 passageiros por passeio, com duração de 20 minutos.

Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados na Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e na Associação Comercial de Sorocaba (Acso) a partir de amanhã. Ao todo serão seis viagens, com partidas às 10h30, 11h30, 12h30, 15h, 16h e 17h.

O passeio da Maria Fumaça é realizado por iniciativa da Sorocabana Movimento de Preservação Ferroviária, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secultur, Associação Comercial e Votorantim Cimentos.

[irp posts="7682" name="Projeto do trem turístico deve ser concretizado em dezembro de 2019"]

 

A locomotiva 58 é patrimônio histórico da cidade e foi construída em 1891, pela empresa norte-americana Baldwin Locomotive Works. Permaneceu em atividade até os anos 1960. Depois ficou exposta como parte do acervo do Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado no interior do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros por mais de 30 anos.

O trem percorrerá os trilhos ao lado da rua dr. Paula Souza até a Vila Hortência. O embarque será realizado na Estação Paula Souza (rua Paula Souza, 420, Centro). É a oportunidade para quem aprecia a história e a cultura ferroviária ou pretende apresentá-la a crianças e jovens.

Outras cinco datas já estão agendadas para os passeios de Maria Fumaça: 13 de outubro, 17 de novembro e 15, 16 e 22 de dezembro (dias próximos ao Natal).

As passagens serão distribuídas por ordem de chegada e limitadas a duas por pessoa, de acordo com a Secultur. Para retirá-las, o interessado deve apresentar RG ou CPF. A Associação Comercial de Sorocaba fica na rua da Penha, 535, no Centro, e funciona das 8h às 18h. Já o Chalé Francês (sede da Secultur) está localizado na avenida Afonso Vergueiro, 280, em frente à Estação Ferroviária, e funciona das 8h às 17h. (Da Redação, com informações da Secom)