Buscar no Cruzeiro

Buscar

Márcia Rodrigues assume direção da Liga de Combate ao Câncer

16 de Janeiro de 2021 às 01:48
Ana Claudia Martins [email protected]

Márcia Rodrigues assume direção da Liga de Combate ao Câncer Márcia (de branco) e Maysa falam sobre a importância da Liga no auxílio às mulheres com câncer. Crédito da foto: Fernando Rezende (15/1/2021)

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, entidade que desenvolve ações preventivas e de auxílio às mulheres diagnosticadas com câncer de mama e ginecológico, possui uma nova diretoria.

Márcia Rodrigues assume a presidência da entidade, anteriormente presidida por Maysa Miceli Santini de Souza. Uma assembleia realizada de forma virtual, na noite da quinta-feira (14), oficializou os nomes da nova diretoria da Liga Sorocabana.

Maysa foi eleita para cumprir um mandato de três anos, que terminaria em 2022, mas deixou a presidência da entidade para dedicar-se à família e a projetos pessoais.

“Quero agradecer a todas as voluntárias da Fraternidade Feminina da Loja Maçônica Perseverança III por todo o apoio e ajuda nesses dois últimos anos e no tempo anterior que estive com elas na diretoria da Liga”, destaca.

A ex-presidente da entidade lembrou o sucesso da tradicional corrida Pink do Bem que a Liga promove anualmente, sempre no mês de outubro, para divulgar o trabalho de prevenção do câncer de mama, e que já faz parte do calendário do “Outubro Rosa” de Sorocaba.

“No ano passado, tivemos de inovar por conta da pandemia da Covid-19 e realizar a corrida de rua de forma virtual. O resultado foi surpreendente. Foi um desafio. Graças a nossos patrocinadores e apoiadores, o evento reuniu cerca de 1,1 mil participantes, com pessoas de outras cidades e até outros estados”, diz Maysa.

Além disso, ela destaca que em 2021 a previsão é de que a corrida de rua seja realizada, caso não haja impedimento para a realização do evento em função da pandemia.

“A expectativa, este ano, é fazer a Corrida Pink do Bem tanto na forma presencial, como virtual”, destaca.

Maysa disse ainda que a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, criada em 1975, cumpre um importante papel na cidade, dando assistência para mulheres diagnosticadas com câncer de mama e ginecológico, por meio de vários atendimentos, em diversas áreas, além do custeio de exames ginecológicos e de mama para mulheres que aguardam pelos procedimentos na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).

“A Márcia, a nossa nova presidente, que vai cumprir esse meu último ano de mandato, dará continuidade a todos os trabalhos que são realizados pela Liga, com certeza, da melhor forma possível”, finaliza.

Márcia Rodrigues, que também já foi presidente da Liga, destaca que a entidade oferece às mulheres assistidas atendimento feito por assistentes sociais, psicólogas, nutricionistas, assistentes jurídicas e fisioterapeutas, além de outras atividades.

“Por conta da pandemia alguns atendimentos não puderam ser realizados de forma presencial, mas, aos poucos, estamos voltando com o que é possível, dentro das normas de prevenção contra o coronavírus", diz Márcia.

"Temos também nossa loja virtual com roupas para atividades físicas e camisetas da Liga e, também, da Corrida Pink do Bem. E ainda doamos perucas para mulheres que necessitam e recebemos doações de pessoas que desejam doar seus cabelos para a confecção do acessório", enfatiza.

“Temos uma parceria com uma ONG que recebe os cabelos e confecciona as perucas. E ainda sutiãs e próteses externas para pacientes que passaram por mastectomia (remoção das mamas). A atenção não é voltada apenas para o lado psicológico das mulheres atendidas, mas também para sua autoestima”, destaca Márcia.

Quem quiser colaborar com a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, por meio de doações, conhecer a entidade, ou para assistência de mulheres com diagnóstico da doença, pode entrar em contato pelos telefones: (15) 3342-3320 ou pelo WhatsApp (15) 98166-0093. A sede da Liga fica na rua Antônio de Andrade, 45, Jardim Faculdade. (Ana Cláudia Martins)