Buscar no Cruzeiro

Buscar

Marcelo Carriel é o novo titular da Secretaria de Segurança Urbana de Sorocaba

07 de Maio de 2020 às 16:54

Marcelo Carriel foi titular da Delegacia Seccional de Sorocaba. Crédito da foto: Emídio Marques (21/1/2019)

Atualizada às 17h11

O delegado aposentado Marcelo Carriel é o novo titular da Secretaria de Segurança Urbana de Sorocaba. Ele assume a vaga de Antônio Marcos de Carvalho Mariano Machado.

A prefeita Jaqueline Coutinho também realizou outras mudanças em sua equipe de governo. As alterações serão publicadas na edição desta quinta-feira (7) do jornal Município de Sorocaba, órgão de divulgação de atos e ações da administração municipal.

Carriel assume a vaga até então ocupada por Antônio Marcos de Carvalho Mariano Machado. Ele retornará ao comando-geral da Guarda Civil Municipal (GCM).

O novo secretário assumiu a Delegacia Seccional de Sorocaba em 14 de janeiro de 2013. Ele solicitou a aposentadoria e deixou o posto em dezembro de 2019. Em seu lugar, está o delegado Wilson Negrão.

Com mais de 30 anos de atuação na Polícia Civil, Carriel comandou diversas operações de grande repercussão em Sorocaba e no Brasil. Entre elas, a investigação do esquema de desvio de dinheiro na Santa Casa de Sorocaba, em 2016.

Outro caso famosos e recente comandado por Marcelo Carriel, à frente da Seccional, foi a operação Casa de Papel. Nela, a Polícia investigou supostas irregularidades em contratos da Prefeitura de Sorocaba. No total, 11 pessoas foram indiciadas. Entre elas, o prefeito cassado José Crespo (DEM).

“O delegado Marcelo Carriel é uma pessoa com vasta experiência na Polícia Judiciária. Extremamente técnico e competente, vem a agregar à administração municipal", disse Jaqueline Coutinho.

Reunião com a prefeita

O novo secretário de Segurança Urbana se reuniu na manhã desta quinta-feira (7) com a prefeita e com o agora comandante da GCM, Marcos Mariano. Carriel informou que vai primeiro se inteirar da estrutura da secretaria, que engloba três setores: a Guarda Civil Municipal, a Fiscalização e a Defesa Civil. "Tenho certeza que vamos conseguir melhorias em todas as áreas, sendo elas administrativa, atendimento ao público e de ocorrências”, destacou Marcelo Carriel.

Outras alterações

A chefe do Executivo também realizou outras mudanças em sua equipe de governo. A Secretaria de Planejamento, cujo cargo vinha sendo acumulado pelo atual secretário da Fazenda, Fábio Martins, agora passa a ser liderada por Helder Abud Paranhos, que atuava como diretor de área na mesma secretaria.

Já na Controladoria Geral do Município assume o cargo de controlador-geral o advogado Fábio Ricardo Scaglione França. Ele já atuou na Câmara Municipal e atualmente ocupava a função de diretor de área na Secretaria de Governo.

França assume o cargo no lugar de Anderson Moreira Rodrigues. Ele estava interinamente na função e, como servidor público, retorna ao cargo de auditor-fiscal. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)