Buscar no Cruzeiro

Buscar

Manifestação em frente à Prefeitura pede a reabertura do comércio em Sorocaba

13 de Julho de 2020 às 11:01

Manifestação em frente à Prefeitura pede a reabertura do comércio em Sorocaba Grupo de comerciantes em frente ao Paço Municipal. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (13/7/2020)

Atualizada às 14h50

Comerciantes promoveram uma manifestação, na manhã desta segunda-feira (13), em frente à Prefeitura de Sorocaba. O grupo de aproximadamente 50 pessoas pediu a reabertura do comércio não essencial da cidade na fase 2 (laranja) do Plano São Paulo. Atualmente, a cidade está na classificação mais restritiva - vermelha - por decisão da prefeita Jaqueline Coutinho.

Os manifestantes disseram não concordar com o fechamento do comércio não essencial. Em frente ao Paço Municipal, eles levaram faixas e cantaram o Hino Nacional.

[gallery link="file" columns="1" size="medium" ids="270504,270505" orderby="rand"]

Durante o protesto, dois assessores de Jaqueline Coutinho foram conversar com o grupo de comerciantes. Eles agendaram uma reunião com a prefeita de Sorocaba, ainda nesta semana, para o grupo manifestar as suas reivindicações à chefe do Executivo.

[irp posts="270462" ]

 

Após o ato em frente ao Paço, o grupo se deslocou à praça Coronel Fernando Prestes, no centro de Sorocaba. O ato foi acompanhado por guardas civis municipais.

Decisão da Prefeitura

A Prefeitura de Sorocaba esclarece que a decisão tomada na última sexta-feira em se manter na fase vermelha do Plano São Paulo atende a questões técnicas elaboradas pela Secretaria da Saúde. A medida é justificada devido à taxa de ocupação de leitos e à fila de espera de pacientes que aguardam internação.

O governo municipal ressalta ainda que a decisão é fundamental para evitar o risco de saúde à população e para que a assistência não entre em colapso. (Da Redação, com informações de Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos