Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mamão com formato de banana nasce em quintal de aposentado em Sorocaba

01 de Março de 2019 às 06:16

mamão cresce no formato de banana em Sorocaba Mamão em forma de banana no quintal do aposentado Justo Penteado Chacon. Crédito da foto: Cortesia / Justo Penteado Chacon

O aposentado Justo Penteado Chacon, 82 anos, ficou surpreso ao observar a copa de um mamoeiro plantado em seu quintal, em Sorocaba. Um dos oito mamões presentes no pé cresceu no formato de uma banana nanica.

O mamoeiro foi plantado há três anos e cresceu ao lado da janela do escritório de Chacon. Segundo o aposentado, todas as frutas se desenvolveram no formato tradicional do mamão - oval, com uma parte mais grossa do que a outra.

Em todo esse período, somente um mamão surgiu com um formato diferente. A fruta cresceu e ficou parecendo uma banana na copa do mamoeiro.

[irp posts="42790" ]

 

O fato chamou a atenção de Chacon, que convidou até alguns vizinhos para conhecer o mamão diferente. “Achei graça. Parecia uma banana nanica, grandona”, lembra.

O mamão no formato de uma banana amadureceu e caiu do pé. Chacon não pensou duas vezes e guardou a fruta na geladeira.

mamão nasce no formato de banana em Sorocaba O mamão (à esquerda) tem a forma semelhante ao de uma banana (à direita). Crédito da foto: Justo Penteado Chacon

Segundo Nobel Penteado de Freitas, coordenador do curso de Ciências Biológicas e do Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade de Sorocaba (Uniso), é comum ocorrer algum tipo de deformidade nas frutas. “Pode ser pela alteração genética, fruto de cruzamentos, ou por falta de nutrientes no solo”, relata.

Freitas explica que o mamão adquirido pelo consumidor nas feiras e supermercados é selecionado geneticamente. Isso deixa a fruta com um padrão de tamanho, formato e cor. (Da Redação)