Sorocaba e Região

Mamão com formato de banana nasce em quintal de aposentado em Sorocaba

Um dos oito mamões presentes no pé cresceu na forma de uma banana nanica
mamão cresce no formato de banana em Sorocaba
Mamão em forma de banana no quintal do aposentado Justo Penteado Chacon. Crédito da foto: Cortesia / Justo Penteado Chacon

O aposentado Justo Penteado Chacon, 82 anos, ficou surpreso ao observar a copa de um mamoeiro plantado em seu quintal, em Sorocaba. Um dos oito mamões presentes no pé cresceu no formato de uma banana nanica.

O mamoeiro foi plantado há três anos e cresceu ao lado da janela do escritório de Chacon. Segundo o aposentado, todas as frutas se desenvolveram no formato tradicional do mamão – oval, com uma parte mais grossa do que a outra.

Em todo esse período, somente um mamão surgiu com um formato diferente. A fruta cresceu e ficou parecendo uma banana na copa do mamoeiro.

Leia mais  Pães, massas e até algumas frutas podem comprometer a saúde do diabético

 

O fato chamou a atenção de Chacon, que convidou até alguns vizinhos para conhecer o mamão diferente. “Achei graça. Parecia uma banana nanica, grandona”, lembra.

O mamão no formato de uma banana amadureceu e caiu do pé. Chacon não pensou duas vezes e guardou a fruta na geladeira.

mamão nasce no formato de banana em Sorocaba
O mamão (à esquerda) tem a forma semelhante ao de uma banana (à direita). Crédito da foto: Justo Penteado Chacon

Segundo Nobel Penteado de Freitas, coordenador do curso de Ciências Biológicas e do Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade de Sorocaba (Uniso), é comum ocorrer algum tipo de deformidade nas frutas. “Pode ser pela alteração genética, fruto de cruzamentos, ou por falta de nutrientes no solo”, relata.

Freitas explica que o mamão adquirido pelo consumidor nas feiras e supermercados é selecionado geneticamente. Isso deixa a fruta com um padrão de tamanho, formato e cor. (Da Redação)

Comentários