Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mais quatro mortes pela Covid-19 são registradas em Sorocaba

05 de Junho de 2020 às 23:31
Marcel Scinocca [email protected]

Mais quatro mortes pela Covid-19 são registradas em Sorocaba Profissional da saúde trabalha em exame para detectar a presença do novo coronavírus. Crédito da foto: Pierre-Philippe Marcou / AFP (5/6/2020)

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) registrou ontem (5) mais quatro novas mortes provocadas pelo novo coronavírus. Com isso, a cidade soma 60 óbitos provocados pela Covid-19. É o sétimo dia seguido que Sorocaba registra aumento no número de mortes.

Entre os quatro óbitos, um é referente a uma mulher de 57 anos de idade, hipertensa e diabética. A segunda morte foi de um homem com 81 anos de idade, que também tinha hipertensão e diabetes. Os dois pacientes estavam internados em um hospital público de Sorocaba e faleceram anteontem (4).

A terceira vítima foi um homem de 69 anos que possuía doença pulmonar e cardiopatia. O paciente estava internado em uma unidade hospitalar pública da cidade e faleceu ontem (5). A última vítima registrada foi um homem de 69 anos, cuja morte ocorreu em uma UPH da cidade em 3 de junho. Ele era imunodeprimido.

Casos confirmados

Já os casos confirmados da doença em Sorocaba subiram de 1.202 para 1.233, com 31 novas positivações. Deste total, 49 estão internados (15 em UTI). O número de recuperados e em estado de recuperação passou para 1.124. Esses números fizeram com que a taxa de letalidade da doença caísse para de 5,8% na última semana de maio para os atuais 4,9%.

A cidade também reduziu de 91 para 84 o índice de pessoas com suspeita de contaminação pelo novo coronavírus. Elas aguardam resultados.

Entre todos os suspeitos, 35 estão internados em hospitais da cidade, sendo 10 em UTI. Os óbitos em investigação diminuíram para seis. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 2.953.

Taxa de ocupação

Conforme a taxa de ocupação de leitos na cidade, cujo censo é divulgado diariamente pela SES, houve recuo nos números relacionados às UTIs. De 81% na quinta-feira (4), o total foi para 75,94%. A situação mais crítica era do Adib Jatene (novo Regional), que tinha apenas duas vagas disponíveis de 30.

O Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) também tinha apenas duas vagas de UTI disponíveis das 11 pactuadas. A Santa Casa, por sua vez, tinha 8 vagas de 30.

Com relação aos leitos clínicos da rede pública, o Adib Jatene tinha 100% dos 15 ocupados. O CHS tinha 50% de ocupação de seus oito leitos reservados para Covid-19. A ocupação na Santa Casa era de 65%, com sete leitos disponíveis dos 20.

O Gpaci tinha apenas uma vaga ocupada de 26 pactuadas para a doença. Com 20 vagas disponíveis, o hospital de campanha já tinha ocupação de 50%.

[irp posts="258680" ]

 

Na rede privada, houve aumento nos leitos de UTI de 31% para 37%. Nos leitos clínicos, a ocupação estava em 55%. A rede privada conta com leitos dos hospitais Samaritano, Evangélico e Unimed. (Marcel Scinocca, com informações da Prefeitura de Sorocaba)