Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mais duas estações do BRT Sorocaba recebem a estrutura metálica na Itavuvu

25 de Novembro de 2019 às 09:25

Ao todo, serão 28 estações BRT ao longo dos corredores e quatro estações de integração. Crédito da foto: Thaís Marcolino / Urbes

Duas estações do corredor Norte do Sistema BRT Sorocaba já estão com suas estruturas metálicas em fase final de instalação. Segundo a Urbes, as estações Vila Carol e Jardim Paraná tomam forma e já recebem a cobertura. Já a estação Jardim Los Angeles está com a base de concreto finalizada, enquanto as três primeiras estações desse corredor estão praticamente finalizadas.

O BRT é uma nova forma de transporte coletivo que chegará à cidade em 2020 e promete trazer "mais agilidade, conforto e eficiência" para quem utiliza os ônibus em seus deslocamentos. Trata-se de um projeto encabeçado pela Prefeitura, por meio da Urbes - Trânsito e Transportes. As obras e operação do sistema são de responsabilidade do Consórcio BRT Sorocaba.

[irp posts="191750" ]

 

Conforme a Urbes, as estações BRT são feitas em estrutura metálica, com paredes de brise para proporcionar melhor circulação do ar e telhas termo acústicas. Elas foram planejadas para agilizar o embarque e desembarque dos usuários e para promover a conexão entre ônibus e bicicletas. Os pedestres contarão com faixas de travessia e rampas de acesso no entorno da estação.

As estações Vila Carol e Jardim Paraná já receberam a cobertura. Crédito da foto: Thaís Marcolino / Urbes

Ao todo, serão 28 estações BRT ao longo dos corredores e quatro estações de integração. Na avenida Itavuvu serão doze estações, sendo duas delas de integração das linhas. A avenida Ipanema ganhará dez estações, sendo uma delas de integração e no Eixo Oeste, mais dez estações, sendo uma de integração. Estações de integração visam reduzir o tempo de espera dos ônibus.

As estações do BRT possuirão wi-fi e são construídas com acessibilidade, já que estão niveladas na altura de embarque. Também terão também câmeras de segurança sem pontos cegos dentro da estação, proporcionando 100% da área monitorada. Para entrar e sair das estações, os usuários utilizarão rampas com corrimão e contarão com sistema de catracas automatizado.

Suas portas de acesso ao transporte coletivo serão automáticas, com abertura e fechamento quando acontece a parada dos ônibus, infraestrutura de apoio aos prestadores de serviço, sala técnica, iluminação, mobiliário, painéis de comunicação com os usuários e máquinas automáticas para venda de bilhetes. (Com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos