Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mais de 15 mil alunos participam do Enem em Sorocaba

17 de Janeiro de 2021 às 14:11

Enem tem hoje segunda etapa das provas Apesar da pandemia do coronavírus, estudantes realizam prova do Enem em Sorocaba neste domingo. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (26/10/2013)

Mais de 15 mil alunos participam na tarde deste domingo (17) do primeiro dia de prova do Enem 2020. A prova abordará conteúdos de linguagem, ciências humanas e redação. Por conta da pandemia da Covid-19, portões dos locais abriram meia hora mais cedo para evitar aglomerações. Cidade tem esquema especial no transporte público para os estudantes que realizam o exame.

Os portões abriram às 11h30, ou seja, 30 minutos mais cedo do que as edições anteriores por conta da pandemia da Covid-19, e para evitar aglomerações. Já o fechamento dos portões ocorreu às 13h, e a prova começou às 13h30, com duração total de cinco horas e meia neste primeiro dia.

Em Sorocaba, a Urbes - Trânsito e Transportes disponibilizou, neste domingo, uma linha de ônibus especial para atender os participantes do Enem. Os ônibus que fazem o trajeto das linhas para os locais das provas começaram a rodar a partir das 11h.

Um coletivo terá saída para a Universidade de Sorocaba (Uniso) e outro para a Universidade Paulista (Unip). Ambos têm sua partida do Terminal São Paulo. Na zona oeste, a Anhanguera também tem ônibus, mas com saída do Terminal Santo Antônio.

As demais linhas já pré-existentes, que levam para outros lugares de prova, também ganharam reforço. O esquema funcionará até o término das provas. Os estudantes poderão contar com o Cartão Estudante, que será liberado para utilização nos dias da realização do Enem.

Enem 2020

O exame segue no próximo domingo (24), quando os estudantes farão as provas de ciências da natureza e de matemática. Ao todo, cerca de 5,8 milhões de estudantes estão inscritos para fazer as provas. O Enem 2020 terá uma versão impressa, nos dias 17 e 24 de janeiro, e uma digital, realizada de forma piloto para 96 mil candidatos, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no digital. Haverá, por exemplo, um número reduzido de estudantes por sala, para garantir o distanciamento entre os participantes. Durante todo o tempo de realização da prova, os candidatos estarão obrigados a usar máscaras de proteção da forma correta, tapando o nariz e a boca, sob pena de serem eliminados do exame. Além disso, o álcool em gel estará disponível em todos os locais de aplicação.

Impactos da pandemia

O exame, que estava inicialmente agendado para outubro e novembro do ano passado, foi adiado após uma série de protestos virtuais. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, então, uma série de medidas de segurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Mesmo assim, com o aumento de casos e de mortes por covid-19 em todo o Brasil, o movimento por um segundo adiamento das provas ganhou força. A Defensoria Pública da União (DPU) acionou a Justiça pedindo o adiamento, argumentando que as aglomerações habituais nos dias de realização do Enem favorecem a disseminação do novo coronavírus. Além disso, o órgão afirma que os estudantes das escolas públicas podem ser prejudicados pela suspensão das aulas presenciais no ano letivo.

O pedido foi negado pela Justiça Federal de São Paulo, que afirmou que a alteração na data do Enem resultaria em grandes transtornos logísticos, que poderiam “comprometer a própria realização do exame no primeiro semestre de 2021”. A decisão, no entanto, ressalva que se o risco de maior de contágio levar alguma autoridade local ou regional a declarar novo lockdown, isso seria um impedimento para a realização das provas. Caberia ao Inep reaplicar a prova nessas localidades específicas.

Foi o que ocorreu no Amazonas, estado em calamidade pública por causa da pandemia, com falta de leitos e insumos para tratar os doentes. Diante dessa situação, a aplicação do exame foi suspensa no Estado. (Da Redação, com informações da Agência Brasil e Secom)