Buscar no Cruzeiro

Buscar

Maioria das mortes por Covid-19 em Sorocaba ocorre na rede pública

24 de Junho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Covid-19 mata mais na rede pública Santa Casa é o hospital referenciado pelo município. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (15/5/2020)

Espelho de uma situação que acontece em todo o País, 67,7% dos óbitos por novo coronavírus (Covid-19) em Sorocaba ocorreram em unidades públicas de saúde, segundo dados da Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura. Dos 96 óbitos pela doença até segunda-feira (22) registrados no município, 65 ocorreram em unidades municipais e estaduais, contra 31 em hospitais da rede privada.

A Santa Casa é o hospital referenciado para a doença pela rede municipal e, por essa razão, ocorreu ali a maior parte dessas mortes. Foram 53 óbitos dos 96 registrados, representando 55,20% do total, segundo levantamento feito pelo jornal Cruzeiro do Sul com base em dados divulgados pelo hospital, pela SES e pela Secretaria Estadual da Saúde.

A diferença dos números entre rede pública e privada, segundo levantamento feito pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), é uma questão nacional. A média geral da mortalidade de pacientes por coronavírus em leitos de UTI é de 38,4% na rede pública contra 19,5% na privada. Para o diretor científico da Amib, isso reflete problemas no acesso às UTIs dos pacientes, e não deve ser atribuída à qualidade prestada por essas unidades e seus profissionais.

[irp posts="243272" ]

 

Além disso, a demanda na rede pública de atendimento, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS), é cerca de três vezes maior do que na rede privada. Grande parte da população brasileira não tem convênio de saúde e necessita do SUS. Em Sorocaba, além da Santa Casa, a rede municipal conta ainda com o hospital de campanha e as Unidades Pré-Hospitalares. A UPH Zona Leste concentra pacientes com Covid-19.

A Santa Casa respondeu, em nota, que o hospital registrou 86 óbitos desde o início da pandemia, e que 53 deles tiveram confirmação para coronavírus. Em relação aos leitos de UTI, a Santa Casa destaca que atualmente possui 30, e que mais 10 estão sendo preparados. Eles devem entrar em funcionamento a partir de hoje (24).

Já a SES aponta que a população atendida pelo SUS em geral é mais carente, com mais comorbidades não controladas. A pasta afirma ainda que 56,8% da população de Sorocaba é dependente do SUS. “Precisamos da sensibilidade e consciência da população para intensificar o isolamento social”, afirma o diretor técnico da Santa Casa, Fernando Brum, que também integra o Comitê de Enfrentamento do Coronavírus da Prefeitura de Sorocaba.

Hospitais estaduais computam 62 mortes

Os dois hospitais estaduais de Sorocaba, que atendem pacientes de 48 municípios da região, já registraram pelo menos 62 mortes por Covid-19. Os números foram informados pela Secretaria Estadual da Saúde ao Cruzeiro do Sul na tarde de segunda-feira (22).

Conforme a pasta, desde o início da pandemia, 52 pessoas morreram por Covid-19 no Hospital Regional Adib Domingos Jatene e 10 no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS).

[irp posts="262109" ]

 

Ainda segundo o Estado, os dois hospitais estaduais de Sorocaba já atenderam pelo menos 320 pacientes com coronavírus, sendo 225 no Adib Jatene e 95 no CHS. “A mortalidade está associada ao perfil e à gravidade dos pacientes recebidos pelo hospital, que faleceram devido ao agravamento da doença”, aponta.

O governo estadual afirma que o novo Hospital Regional Adib Domingos Jatene é a principal referência para Covid-19 na região, e que desde o último dia 10 de maio passou a contar com mais 10 leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com o novo coronavírus. “Ao todo, há 45 leitos destinados à Covid-19, sendo 30 de UTI.

Já o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) atende diversas patologias, e embora seu perfil não seja preferencialmente dedicado ao coronavírus, mantém 19 leitos dedicados à doença, sendo 11 de UTI. Além disso, mais 10 leitos de UTI serão abertos até a próxima semana”, destaca. (Ana Cláudia Martins)