Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crianças de 4 anos ficam sem ter onde estudar na Vila Hortência

05 de Março de 2019 às 21:03

Mães reclamam de falta de vagas em escola da Vila Hortência E.M. Quinzinho de Barros deixou de oferecer o Pré-1. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (3/4/2018)

Mães de crianças em idade pré-escolar, com 4 anos, moradoras da Vila Hortência, reclamam que a Prefeitura de Sorocaba está descontinuando o atendimento no bairro e direcionando a outras unidades escolares. Conforme disseram, com a demolição do CEI-1, que ficava na avenida Cel. Nogueira Padilha, as crianças passaram a ser atendidas na Escola Municipal Quinzinho de Barros. No entanto, este ano não têm mais vagas para o Pré-1. A Prefeitura confirma que não têm vagas para essa etapa devido à “grande demanda para o 1º ano do ensino fundamental em 2019”.

Carmen Turini Sola, afirma que seu neto tem 4 anos e sua filha, Camila, está tendo de fazer um sacrifício para levar o menino na escola. “Moramos praticamente na esquina da escola, mas a vaga dele é lá no Jardim Gutierres. A Prefeitura informou que não tem mais Pré-1 no Quinzinho, então é por isso. Mas foi tirado o CEI-1 da gente e agora o bairro ficou sem o Pré-1.” Ela se diz indignada com a situação.

“Tiraram a CEI-1 para fazer ponto de ônibus. Mandaram para o Quinzinho e tiraram também. E agora?” Carmen afirma que se a criança não for levada até a escola, chamam o Conselho Tutelar, mas ela questiona como é que tiram o atendimento para essa faixa etária no bairro.

Jéssica Priscila Alves da Luz Izidorio conta que sua filha está na mesma situação. A criança completou 4 anos e tem de fazer o Pré-1. “Moro na rua Felipe Fogaça de Oliveira, exatamente na rua da escola Quinzinho, mas quando saiu a lista, vi que mandaram minha filha para o bairro Barcelona”, conta. “Essa escola fica a 1,5 km de casa, não dá para ir a pé com uma criança no sol, é muito difícil”, reclama.

Ela também não se conforma de a Prefeitura ter demolido o CEI-1 e agora não ter mais vagas para as crianças do bairro. “Deixaram muitos pais na mão. E já me informaram que para 2020 não vai ter Pré-2 no Quinzinho.” A Prefeitura não confirma a descontinuidade de Pré-2 para 2020, disse que “depende do estudo da demanda para tal” e que este estudo se dará para o fim do ano.

Outro caso é o da filha de Thaís Luciana Araújo dos Reis. A menina tem 5 anos e está na idade de frequentar o Pré-2. Esse atendimento é disponibilizado na escola Quinzinho, mas a criança, que mora na rua Fernão Salles, ou seja, perto da escola, foi deslocada para o bairro Barcelona.

Questionada a respeito, inicialmente a Prefeitura disse que isso ocorreu por falta de vagas, mas Thaís afirma que têm crianças de outros bairros estudando na Vila Hortência e ela, que é da Vila Hortência, está tendo de ir a outro bairro. “A Prefeitura tem de dar prioridade a crianças que moram perto da escola”, afirma a mãe.

A Prefeitura disse que a criança estava matriculada no CEI-5 (rua Panamá, 186, Barcelona) em 2018 e em 2019 lá permanece pois “esta é a unidade mais próxima de sua residência”. A reportagem verificou a distância da rua Fernão Salles, que é uma rua próxima da escola (e onde a criança mora), com a rua Panamá, e são 1,1 km, ou seja, a unidade mais próxima é a escola Quinzinho.

Thaís afirma que no ano passado estava dando um jeito de levar a criança no bairro Barcelona, pois tinha condução, mas com a dificuldade financeira não tem como ir a pé com a criança num endereço tão distante. “A gente que mora aqui não tem preferência e se você for na porta da escola tem muita van na hora da saída, então vem aqui muita gente que não mora perto da escola”, reclama.

De acordo com Thaís, ela foi até o Conselho Tutelar para resolver a questão. “Mas até agora estou sem resposta. A Prefeitura tirou o CEI-1 da gente para fazer terminal de ônibus. Para nós era um patrimônio, a gente não queria que demolisse, mas tinha mandado pro Quinzinho e agora está tirando. Como ficam as crianças da Vila Hortência?”, questiona. (Daniela Jacinto)