Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lucy Montoro em Sorocaba alerta sobre riscos de tetraplegia no verão

12 de Fevereiro de 2019 às 17:26

Em 2018, segundo levantamento do Centro de Reabilitação Lucy Montoro Sorocaba, 100% dos pacientes vítimas de acidentes causados por quedas em piscina, cachoeira e água rasa sofreram lesão medular com o comprometimento do movimento de todos os membros (tetraplegia). Deste total, 100% são homens e tem entre 17 e 20 anos. De acordo com a diretora e médica fisiatra do Centro de Reabilitação Lucy Montoro Sorocaba, Tamira Terao Arakaki, a falta de cautela e o consumo de álcool estão entre as principais causas. Segundo a médica, os banhistas devem tomar cuidado ao mergulhar em águas desconhecidas e, no caso de cachoeiras, não mergulhar em águas com menos que o dobro da altura.

Além dessas orientações, a especialista alerta para que os usuários não entrem na água ou mergulhem embriagados, não participem ou permitam brincadeira quando estiver nadando ou mergulhando e, ao mergulhar, sempre que possível, estendam os braços ao lado da cabeça para protegê-la. “Evitar saltar de lugares muito altos e saltos ornamentais também ajudam a prevenir acidentes”, complementa a fisiatra.

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro Sorocaba recebe pacientes dos 48 municípios que pertencem ao Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS XVI). A unidade atende a casos de lesões medulares, amputações e má-formação, lesões encefálicas do adulto (LEA), traumatismo craniano e acidente vascular encefálico, paralisia cerebral e dor incapacitante. Além disso, há o Serviço de Reabilitação para Deficiência Visual, que tem o objetivo de promove atendimento ambulatorial para pacientes com visão subnormal e cegueira com a finalidade de desenvolver o seu potencial funcional, educacional e laboral.

Os interessados em receber tratamento no Centro devem acessar o site www.redelucymontoro.org.br, preencher o formulário e entregá-lo pessoalmente na unidade, localizada na rua Cláudio Manoel da Costa, 287, Jardim Vergueiro, ou enviar para o e-mail [email protected].

Criada em 2008, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro conta atualmente com 19 unidades em funcionamento que realizam mais de 100 mil atendimentos por mês. Referência em reabilitação para pessoas com deficiência e doenças incapacitantes, o atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados. (Da Redação)