Buscar no Cruzeiro

Buscar

Longe da família, idosos se confraternizam na Vila dos Velhinhos

26 de Dezembro de 2018 às 09:17
Ana Claudia Martins [email protected]

Raimundo gosta de fazer amizades. Crédito da foto: Emídio Marques

Enquanto muitas pessoas comemoraram a ceia de Natal com familiares, parentes e amigos, na Vila dos Velhinhos de Sorocaba, que atualmente acolhe 96 idosos, estar com a família era o desejo de muitos  na hora do almoço de terça-feira(25). Parte dos idosos teve a felicidade de ir para casa de familiares para passar as comemorações de Natal e outros receberam visitantes, mas nem todos tiveram aquilo que deveria ser tão natural nessa época do ano: a união entre os familiares. Para os idosos que passaram o Natal na Vila dos Velhinhos, o almoço de Natal foi o momento de união entre os próprios idosos. Um alento para os corações solitários de idosos que já tiveram momentos felizes com suas famílias.

Para Raimundo Bras da Silva, 79 anos, o Natal é um dia qualquer e comum como os demais. Ele conta que mora há três anos na Vila dos Velhinhos depois que ficou viúvo após 54 anos de casados, e que tem três filhos. “Eu já fui feliz durante muitos anos enquanto era casado. Eu e minha esposa gostávamos de viajar, passear e fazíamos muitas coisas juntos”, relembra com saudade. Raimundo disse que dois filhos moram em Sorocaba e uma filha em São Paulo, mas que este ano não recebeu a visita deles no Natal. “A última vez que minha filha veio me visitar ela disse que vai me levar nas férias dela para passar uns dias na casa dela em São Paulo. Estou esperando”, afirma. Para espantar a solidão e a saudade da esposa e dos filhos, Raimundo diz que no dia a dia na Vila dos Velhinhos procura fazer amizades. “Eu gosto de fazer amizades porque a solidão é ruim e fico depressivo”, diz.

 

[irp posts="8514" ]

Pedro: antigamente tinham mais visitas. Crédito da foto: Emídio Marques

Pedro Vieira Filho, 73 anos, é outro idoso que também passou o Natal na Vila dos Velhinhos. Ele disse que ganhou um rádio de presente de Natal e que gosta de ouvir música sertaneja para passar o tempo. Se pudesse ter seu pedido de Natal realizado, ele pediria ao Papai Noel paz, união, compreensão, respeito e tudo de bom para todas as pessoas. Pedro disse que a ceia de Natal foi animada com os outros idosos, mas que antigamente mais voluntários faziam visitas ao local nesta época do ano. Para passar o tempo no dia a dia, ele afirma que faz caminhada e também gosta de se exercitar em uma academia ao ar livre, que fica próxima à Vila dos Velhinhos.

Davi aguardava a visita da irmã: "Natal foi Bom". Crédito da foto: Emídio Marques

Já Davi Cubas, 80 anos, que reside na Vila dos Velhinhos há vários anos, estava esperando a visita de uma irmã, que segundo ela mora em Capão Bonito. Ele disse que ganhou de presente de Natal de voluntários uma camisa, mas que o sapato pedido o Papai Noel não trouxe. Como pedido de Natal ao bom velhinho, Davi disse que deseja muita saúde, amor e paz para todos. “O Natal foi bom”, afirma. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos