Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lojas antecipam descontos da Black Friday

18 de Novembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Lojas ‘antecipam’ descontos da Black Friday Pesquisas apontam que 6 em cada 10 consumidores devem comprar produtos na Black Friday. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/11/2020)

A 10 dias da tão esperada data, algumas empresas e varejistas já começaram a antecipar promoções, descontos e ofertas antes mesmo da Black Friday, que no Brasil ocorrerá este ano no dia 27 de novembro. A data é uma das mais esperadas do ano tanto pelos consumidores quanto pelos comerciantes. É ainda oportunidade para antecipar as compras de Natal. A Associação Comercial de Sorocaba (Acso) estima aumento de 2% nas vendas no período e que os descontos no comércio devem chegar a até 70%.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a estimativa para a Black Friday 2020 é crescimento de 77% nas vendas virtuais. Já a Federação do Comércio de São Paulo (FecomercioSP) também prevê aumento nas vendas de até 3% nas lojas físicas em novembro, em relação ao mesmo período de 2019.

Pesquisas de intenção de compra na data apontam que seis em cada 10 consumidores devem adquirir produtos na Black Friday. Eles afirmam que vão aguardar a data para comprar um produto que pretendiam adquirir nos próximos seis meses.

Selos nos produtos

Para atrair esses consumidores, as lojas varejistas já começaram a antecipar suas promoções para a data. A rede Magazine Luiza, por exemplo, já iniciou a chamada “Black das Blacks tem no Magalu” desde o início do mês, com ofertas da Black Friday. Os produtos com preços do evento são identificados com o selo e a rede afirma que eles não voltarão com valores mais baratos no dia da Black Friday.

Além das ofertas e descontos, os consumidores podem ter parte do dinheiro de volta em determinados produtos (cashback). As ofertas estão disponíveis no site e no aplicativo, mas não nas lojas físicas, que devem ter outras promoções mais específicas na própria data.

Lojas ‘antecipam’ descontos da Black Friday Os descontos no comércio local devem chegar a até 70%, projeta a Acso. Crédito da foto: Fábio Rogério (17/11/2020)

As Casas Bahia também já começaram o chamado “Esquenta Black Friday”, ou seja, 72 horas com produtos em promoção, pelo site e aplicativo da rede de lojas. Os itens com selo Black Friday estão com preço da data, segundo a rede. E no dia 27 até o domingo (29), as promoções da data ocorrem pelo site, no aplicativo e também nas lojas físicas, com as tradicionais ofertas da Black Friday 2020. Já a rede de lojas Ponto Frio também antecipou ofertas da data com produtos em promoção no site.

Mais procurados

Entre os produtos mais desejados pelos consumidores no evento, os celulares continuam liderando, com 38% dos entrevistados demonstrando intenção de comprar um novo aparelho durante esta Black Friday.

Em seguida aparecem os eletrodomésticos, que são produtos de grande demanda na data para 30% dos entrevistados. Já os produtos de informática são interesse de 28% dos consumidores no evento, segundo a pesquisa.

Por conta da pandemia da Covid-19, algumas categorias de produtos também devem ser procuradas pelos consumidores, como móveis, brinquedos, games e imóveis. A pesquisa foi realizada pela Provokers, a pedido do Google. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos