Lojas abrirão mais tempo e bares fecham às 20h
Comércios, shoppings e galerias de supermercados terão horário estendido, por até 12 horas. Crédito da foto: Fábio Rogério (9/12/2020)
Após o Governo do Estado de São Paulo anunciar mudanças nas medidas restritivas da fase amarela do Plano São Paulo, na tarde de ontem (11), a Prefeitura publicou no Jornal Município de Sorocaba, no início da noite, decreto com a regulamentação local. As alterações passam a valer hoje (12), flexibilizando as medidas para alguns setores e restringindo mais para outros.
Entre as medidas, está a redução no horário de funcionamento dos bares. Antes, esses estabelecimentos podiam permanecer atendendo até às 22h. Agora, com a nova determinação, bares deverão encerrar as atividades às 20h. As especificações sobre a capacidade de público limitada a 40% e proibição de eventos com público em pé, continuam as mesmas.
De acordo com o decreto, outra mudança se refere à compra de bebidas alcoólicas. A partir de sábado, bares, restaurantes, conveniências e similares, não poderão vender bebidas alcoólicas após às 20h.
Os comércios, shoppings e galerias de supermercados também terão reajuste no horário de funcionamento, porém, com horário estendido. Com as novas regras, esses estabelecimentos comerciais poderão manter as portas abertas por 12 horas, e não mais por apenas 10 horas. Entretanto, ainda deverão encerrar as atividades às 22h.
Conforme a prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), as novas regras tomadas pelo Estado e acompanhadas pelo município têm como objetivo achatar a curva epidemiológica crescente. “Temos verificado uma alta no número de casos da Covid em todo o país e o governo do Estado entendeu que seriam necessárias algumas restrições para tentar coibir esse aumento”, justificou. Ela ainda pediu que a população tenha “bom senso” para auxiliar no combate à disseminação do coronavírus.
As demais orientações de distanciamento social para a fase amarela do Plano São Paulo seguem mantidas. A reavaliação do faseamento das cidades está prevista para o dia 4 de janeiro de 2021. O Estado deverá monitorar o índice de infecção da Covid-19 semanalmente para realizar novos reajustes.
Novos leitos
Além das novas regras da fase amarela do Plano SP, o Estado anunciou ontem (10) que irá garantir o custeio permanente de 2 mil leitos de UTI por todo o Estado. A medida irá abranger serviços de saúde estaduais, municipais, universitários e conveniados ao SUS em Santas Casas e hospitais filantrópicos.
A Prefeitura foi questionada sobre a possibilidade de Sorocaba ser uma das cidades a receber esses leitos, mas não respondeu até o fechamento desta matéria. (Kally Momesso - programa de estágio. Supervisão: Eric Mantuan)