Buscar no Cruzeiro

Buscar

Locomotiva 58 realiza percurso comemorativo

15 de Agosto de 2018 às 11:07

Ana Cláudia Martins

A histórica Locomotiva 58, construída em 1891, teve uma participação especial nas comemorações pelos 364 anos de Sorocaba e deu um presente nesta quarta-feira (15) para os sorocabanos. Como no ano passado, eles puderam fazer um passeio de cerca de um quilômetro a bordo do vagão de passageiros, puxado pela maria-fumaça. A famosa locomotiva faz parte do projeto de trem turístico, entre as cidades de Sorocaba e Votorantim, em parceria com as duas prefeituras municipais, com base no projeto apresentado pelo Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba, e que depende da permissão de uso da linha férrea por parte do Grupo Votorantim, para virar realidade.

Segundo o prefeito José Crespo (DEM), que participou do primeiro passeio da Locomotiva 58 no início da tarde com um grupo de secretários municipais e ex-ferroviários, uma reunião agendada ainda para este mês, com a empresa Votorantim, irá tratar da concessão dos trilhos da via férrea para que o projeto possa ter continuidade.

Já o presidente do Movimento de Preservação Ferroviária de Sorocaba, Eric Mantuan, disse que está mantida a previsão do início do passeio turístico entre as duas cidades, pelo menos a primeira etapa, no ano que vem. "A gente mantém a previsão para inaugurar esse passeio turístico entre Sorocaba e Votorantim em 2019. As coisas estão caminhando corretamente, em parceria com os dois municípios, e com a Votorantim Cimentos, que é a proprietária da via férrea, para que a Locomotiva 58, no decorrer do ano que vem, esteja transportando turistas até a cidade vizinha", afirma.

A primeira etapa do trem turístico será o trajeto entre a Estação Paula Souza, em Sorocaba, e a Votocel, em Votorantim. O percurso de oito quilômetros deverá passar por pontos turísticos, como a ponte do Rio Sorocaba, o bairro da Chave, a antiga fábrica de tecidos -- origem do Grupo Votorantim --, chegando até a Estação Votocel, onde um guia poderá levar os turistas até a cachoeira da Chave ou à represa do Votocel, conforme previsto no projeto.

Mantuan disse ainda que já está em fase final de restauração, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, um carro de passageiros antigo do trem de luxo da estrada de ferro sorocabana. "Do aniversário de Sorocaba do ano passado para este isso é o maior avanço: a gente ter o veículo ferroviário em condições de transportar turistas com conforto e segurança, preservando a parte histórica. Então, a gente mantém a previsão para inaugurar esse passeio turístico, entre Sorocaba e Votorantim, em 2019", diz.

O mesmo disse o prefeito Crespo: "a nossa meta, nesse governo, é chegar até a Votocel, o que corresponde à primeira etapa do trem turístico". "Eu e o prefeito de Votorantim, Fernando Oliveira (DEM), nós vamos pessoalmente para a próxima reunião do Conselho Administrativo das Indústrias Votorantim porque nós precisamos consolidar em documento a cessão dos trilhos da via férrea. Só assim o projeto só vai poder continuar", destaca.

Passageiros torcem pela linha turística

Os sorocabanos formaram fila ontem em frente à Estação Paula Souza, no Centro, em Sorocaba, para apreciar e também andar na histórica Locomotiva 58, que fez um passeio especial pela estrada de ferro, de cerca de um quilômetro, da estação até o Tiro de Guerra, em comemoração ao aniversário de 364 anos da cidade. Alguns fizeram o passeio de maria-fumaça com os filhos pela primeira vez, e torcem para que o projeto do trem turístico, entre Sorocaba e Votorantim, comece a funcionar em breve.

É o caso do bancário Marco Antônio Martins Pereira, de 53 anos, que fez o passeio ontem, pela primeira vez, com o filho Henrique, de 6 anos. Ele diz que tem um tio ex-ferroviário e que por conta disso sempre gostou de trens. "Meu tio foi torneiro mecânico da Sorocabana, então, a gente sempre gostou de ouvir as histórias que ele contava sobre os trens. Daí fiquei sabendo que a locomotiva ia fazer um passeio e vim com meu filho e conseguimos andar, foi muito bonito." Marco espera que o projeto do trem turístico seja concretizado em breve para que mais pessoas possam aproveitar o passeio.

O técnico de informática, Leandro Soares da Silva, 33 anos, também fez o passeio de maria-fumaça pela primeira vez com a esposa e os dois filhos. Ele disse que desde criança tinha o desejo de andar de trem como antigamente e aproveitou o passeio para tirar muitas fotos da Locomotiva 58. Leandro também espera que o trem turístico seja uma realidade em breve, mas gostaria que o trajeto incluísse a Fazenda Ipanema. "O passeio é muito interessante, pena que foi um trajeto pequeno, mas quando virar o trem turístico vai ser bem melhor", acredita.