Buscar no Cruzeiro

Buscar

Lixo em calçadas gera transtornos

06 de Junho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Lixo em calçadas gera transtornos Problema ocorre na avenida Pedro Augusto Rangel, na Vila Nova. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (5/6/2020)

Moradores de Votorantim, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), reclamam de lixo doméstico espalhado pelas calçadas da avenida Pedro Augusto Rangel, uma das principais vias da Vila Nova. Segundo eles, apesar da existência de contêineres na via, uma grande quantidade de lixo acaba sendo espalhada pela calçada -- sobretudo do final de semana. Além do mau cheiro, segundo eles, os pedestres são obrigados a desviar para transitar pelas calçadas.

A moradora Joelma Palmeira, de 43 anos, afirma que o problema é recorrente e ocorre há vários meses. “O lixo que fica fora dos contêineres e espalhado pelas calçadas acaba sendo revirado por cães de rua, deixando aquela sujeira na principal avenida do bairro”, conta. Conforme ela, o problema acaba atraindo animais como ratos, baratas e insetos.

Joelma disse que já reclamou na Prefeitura de Votorantim, mas não obteve resposta. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) respondeu, em nota, que “o número de contêineres na via é o suficiente, porém ocorre que, principalmente na segunda-feira, quando o volume de lixo é maior, os catadores passam revirando esses dispositivos e o lixo acaba se espalhando.”

Ainda segundo a Prefeitura, muitas pessoas fazem o descarte irregular de materiais inservíveis ao lado dos contêineres, acarretando com o espalhamento do material. A Sesp informou que tem intensificado as ações de limpeza nesses pontos. (Ana Cláudia Martins)