Buscar no Cruzeiro

Buscar

Livro auxilia casais sobre como manter a harmonia na vida a dois

15 de Novembro de 2019 às 22:33

Livro auxilia casais sobre como manter a harmonia na vida a dois Cristiani e Arthur estão casados -- e felizes -- há 17 anos. Crédito da Foto: Fábio Rogério

“As pessoas ficam com ideologias de casamento perfeito e isso não existe. Todo relacionamento é difícil, seja entre mãe e filho, colegas de trabalho... A verdade é que todo mundo quer o melhor, mas ninguém quer pagar o preço. As pessoas focam no resultado mas não no processo, que é o mais importante. Ele é desgastante porque às vezes é preciso ceder em coisas que você não queria, é trabalhoso, mas vale a pena.”

[irp posts="120887" ]

 

Essas são algumas das orientações registradas no livro “Bem casados -- Inspirando casais da vida real”, lançado pelo pastor da Igreja Presbiteriana do Calvário, Arthur Fernandes Júnior, e sua esposa Cristiani Ragazzi Fernandes.

Casados há 17 anos, eles têm dois filhos, Júlia, de 15 anos, e Vítor, de 9 anos. Arthur e Cristiani realizam aconselhamentos de casais na igreja e atendem uma média de 30 por mês.

A ideia de publicar um livro sobre a experiência que possuem é acalentada há dez anos, mas o casal partiu definitivamente para ação há seis meses e agora considera a publicação um sonho realizado.

Arthur lembra que todos os casais passam por conflito. “Nenhum casamento é tão perfeito que não tenha problemas”, ressalta. O livro aborda alguns conflitos comuns na vida dos casais e dá dicas de como superar.

“Um casamento é feito de amor, mas também de perseverança”, diz o pastor, exemplificando: “A perseverança é o pão e o amor o recheio.”

Cristiani afirma que a sociedade vive uma fase de relacionamentos descartáveis, enquanto um relacionamento é o resultado de uma parceria, uma soma de forças.

“Quando eu estou fraca, ele me sustenta, e vice-versa”, diz. “Acreditamos que o casamento tem como ponto de partida a bênção de Deus e a presença de Jesus ao longo da caminhada”, complementa Arthur.

Como o casal trata o casamento como princípio bíblico, no livro são citadas algumas histórias de casais da Bíblia, para mostrar como superaram suas dificuldades.

Dificuldades

Arthur e Cristiani observam que as principais dificuldades de um casal -- comunicação, finanças e tecnologia -- podem destruir completamente o casamento. “Mas o amor perseverante supera o desafio das três áreas”, garantem.

Segundo os autores do livro, de cada 10 aconselhamentos, oito são relacionados à tecnologia, mas não apenas por infidelidade, mas devido à ausência e insatisfação ao ver a vida dos outros e pensar que a dos outros é melhor. “Um relacionamento acaba pela somatória de pequenas coisas”, afirma Arthur.

O que ajuda a manter o casamento é manter a vida de casal, sair da rotina que acaba acontecendo quando vem os filhos, não esquecer das gentilezas, de se cuidar, de surpreender o outro e falar sobre os sonhos, as coisas que querem realizar.

“Nunca vimos um casal que tivesse se dedicado a restaurar seu casamento, que não desse certo”, dizem Arthur e Cristiani.

Interessados em adquirir o livro -- que custa R$ 25 -- podem ligar para o telefone (15) 3222-3132, com Deise, em horário comercial. (Da Redação)