fbpx
Sorocaba e Região

Linha rápida entre Cajuru e terminal entra em funcionamento hoje à tarde

Prefeitura de Sorocaba fará uma cerimônia para inaugurar o novo trajeto, com a presença do prefeito José Crespo
O ônibus passará pela avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, em Sorocaba. Crédito da foto: Secom / Prefeitura de Sorocaba

A linha rápida de ônibus entre o bairro Cajuru e o terminal São Paulo começa a circular na tarde desta segunda-feira (24) em Sorocaba. Para marcar a criação desse novo trajeto do transporte coletivo público, a Prefeitura fará uma cerimônia, às 14h30, na rua Maria Novais, altura do número 155. O evento terá as presenças do prefeito José Crespo e do titular da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante.

A linha 31/2 CajuruCorredores vai operar com três ônibus, entre segunda e sexta-feira. Os veículos partirão somente nos horários de pico: das 6h às 8h e das 16h às 19h.

O ponto inicial no bairro será na avenida Paraná, altura do número 5.500. O ônibus vai transitar pelas avenidas Paraná, Independência, Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Sadrac de Arruda, avenida São Paulo e Dom Aguirre, até o Terminal São Paulo, retornando pelo mesmo trajeto até o ponto inicial.

Essa será a primeira linha em Sorocaba que só trafega por avenidas. Ela vai benificiar, principalmente, os trabalhadores e os moradores da região dos bairros Éden, Cajuru e zona industrial. Vale lembrar que esse ônibus passará em frente ao centro administrativo da cidade, que engloba a Prefeitura, a Câmara, o Fórum Cível e o Fórum Trabalhista, além do Teatro Municipal Teoônio Vilela e a biblioteca municipal.

Segundo a Urbes, o objetivo dessa linha é dar mais agilidade nas viagens. O tráfego por corredor tronco, ou seja, sem entrar em ruas locais de bairros, reduz o tempo de viagem em mais de 25% e é uma das características semelhantes ao conceito do Sistema BRT.

O secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, explica que o trajeto entre o ponto inicial na avenida Paraná até o Terminal São Paulo pode variar de 30 a 43 minutos, a depender do trânsito. “Passa apenas por avenidas e entrega o passageiro mais rápido ao seu destino. Quem vem do interior dos bairros pode usar o ônibus convencional e integrar com o da nova linha rápida, pagando uma única passagem”, anuncia Fioravante.

Leia mais  Passageira dorme durante o voo e acorda sozinha no avião

 

A convencional linha 31-Cajuru, que percorre o interior dos bairros, continua atendendo nos mesmos horários. Ela também vai até o Terminal São Paulo e faz o percurso em cerca de 65 minutos. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)

Comentários