Buscar no Cruzeiro

Buscar

Liminar determina que parte dos ônibus funcione em Sorocaba nesta sexta (14)

13 de Junho de 2019 às 09:16

Empresas tentam garantir transporte na cidade A decisão vale para os ônibus do transporte coletivo de Sorocaba. Foto: Emidio Marques
(19/3/2019)

*Atualizada às 10h10

O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª região (TRT-15) concedeu liminar determinando o funcionamento de parte da frota dos ônibus de Sorocaba nesta sexta-feira (14). O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região havia anunciado paralisação do serviço para esta data, em que está sendo organizada uma greve geral contra a reforma da Previdência, os cortes na educação e o desemprego. A decisão atende a pedido das empresas Consor e STU, que operam o transporte coletivo na cidade.

A informação foi confirmada há pouco pelo secretário municipal de Recursos Humanos, Osmar Thibes do Canto Júnior, em entrevista ao Jornal da Cruzeiro desta sexta-feira (13). O Sindicato dos Rodoviários informou que recebeu a liminar por e-mail e a diretoria irá se reunir à tarde para avaliar.

Conforme a liminar, concedida pela juíza Maria da Graça Bonança Barbosa, 70% da frota deverá circular em horários de pico e 50% nos demais horários durante todo o dia da paralisação.  Os horários de pico são das 6h às 8h e das 17h às 19h. A multa diária é de R$ 5 mil caso haja descumprimento.

Segundo a Urbes, caso o sindicato e os trabalhadores descumpram a determinação da Justiça e mantenham a paralisação total dos ônibus, os terminais Santo Antônio e São Paulo permanecerão fechados até a normalização do serviço.

Trecho da decisão. Foto: Reprodução

Como ficará o transporte

Conforme a Urbes, o transporte coletivo em Sorocaba habitualmente trabalha com uma frota de 352 ônibus circulando. Com o cumprimento da decisão judicial, nos horários de pico haverá 247 ônibus circulando, o que corresponde a 70% da frota. Nos demais horários do dia, serão 176 ônibus circulando, o que corresponderá a 50% da frota.

Em relação ao transporte especial, nos horários de pico serão 14 ônibus circulando e fora do horário de pico serão 10 ônibus. Habitualmente são mantidos 20 veículos do transporte especial. Com a redução dos ônibus em circulação haverá a readequação nos horários das linhas. Tal readequação será divulgada pela Urbes-Trânsito e Transportes ainda nesta quinta-feira (13).