Buscar no Cruzeiro

Buscar

Liga Sorocabana de Combate ao Câncer já custeou 2 mil exames

01 de Setembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Liga Sorocabana de Combate ao Câncer já custeou 2 mil exames Maysa Miceli Santini de Souza, presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (13/7/2019)

A Liga Sorocabana de Combate ao Câncer já contribuiu com a realização de quase 2 mil exames de mamas e exames ginecológicos para as mulheres da cidade, que aguardavam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer os procedimentos. A informação é da presidente da entidade, Maysa Miceli Santini de Souza.

Segundo ela, amanhã (2), começa a realização de aproximadamente 500 exames de mama e exames ginecológicos, que serão custeados com a renda obtida com a 5ª edição da Corrida Pink do Bem, ou seja, o evento que foi realizado em 2019. “Recebemos a lista das mulheres que serão beneficiadas com os exames na semana passada, da Prefeitura de Sorocaba, e eles começam a ser feitos nesta quarta, por meio de agendamentos”, afirma Maysa.

De acordo com dados divulgados pela Liga, em 2019 foram realizados 554 exames de mama (ultrassom) e mais 77 biópsias. Já em 2018 foram feitas no total 806 mamografias. E este ano o total de exames de mama e exames ginecológicos deve ser de 500, totalizando 1937 procedimentos.

Lembrando que todos os exames só são possíveis por conta da renda obtida com a realização das edições da Corrida Pink do Bem dos anos de 2017, 2018 e 2019. A edição virtual de 2020 também terá a renda revertida para a realização de exames em 2021.

A presidente da Liga destaca ainda que os exames são realizados em uma clínica particular, em data e horário agendado, com uma equipe de médicos especializados. “Os exames estão sendo marcados e as mulheres avisadas para que compareçam no dia e horário na clínica Pró-Femme. Acredito que até o fim do ano todos os cerca de 500 exames já terão sido feitos”, aponta.

Liga Sorocabana de Combate ao Câncer já custeou 2 mil exames Só a receita do evento de 2019 viabilizará cerca de 500 exames de mama e ginecológicos. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (13/7/2019)

Maysa afirma ainda que a Liga Sorocabana pediu para a Prefeitura de Sorocaba indicar as mulheres que mais necessitam dos exames, ou que estão há mais tempo na fila de espera do SUS pelos procedimentos. “Sabemos que o câncer de mama tem 90% de chance de cura quando descoberto precocemente. Por isso, a importância dos exames para as mulheres e no menor tempo possível”, destaca Maysa.

As mulheres assistidas pela Liga ainda contam com outros tipos de atendimentos como de fisioterapia, psicólogas, assistência jurídica, social, nutricionista, aulas de culinária, pilates, dança do ventre, yoga, artesanato em tecido e em madeira, além de grupos de caminhada e corrida, gratuitamente.

Além disso, as mulheres também recebem perucas, sutiãs com prótese externa, e tatuagens com micropigmentação de sobrancelhas e auréola das mamas. “Por isso, convidamos a todos para prestigiar a 6ª edição da Corrida Pink do Bem, que este ano será realizada de forma virtual. Não teremos aquela alegria do encontro, aquele calor humano. Mas, é uma oportunidade de ajudar a si próprio, com a prática de uma atividade física, e ao mesmo tempo ajudar ao próximo, por meio da compra do kit”, aponta a presidente da Liga. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos